Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Vida -- 11/04/2007 - 23:51 (Luiz Gustavo Parreiras de Morais) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VIDA

De acordo com cálculos feitos por vários economistas, quatro meses de trabalho de uma pessoa durante o ano tem como fim o pagamento de impostos. Sobram-nos oito meses! Pensemos então nas datas comemorativas durante o ano.
Eu e minha esposa temos pais vivos, temos dois irmãos cada, dois afilhados e também temos quatro filhos. Só aqui temos então 14 datas comemorativas! Aniversários que sempre tentamos presentear a todos. Ou seja, sem contarmos tios próximos, padrastos, madrastas, cunhados, cunhadas, sobrinhos, amigos, aniversários infantis em que somos convidados entre outras ocasiões que não me lembro agora, teremos mais de uma data comemorativa por mês em todo ano.
Deixando de lado tantos aniversários, vamos pensar nas datas não menos importantes, mas com um forte cunho comercial. São tantas já criadas, mas vamos procurar nos ater as mais conhecidas. Lembrando que, em Janeiro e Fevereiro não temos datas tão relevantes. Também pudera, geralmente nestes meses entramos de férias, gastamos muito dinheiro, surge o carnaval e com ele novos gastos, os impostos florescem... IPVA, Seguro Obrigatório, Taxa de licenciamento, IPTU, matrículas de escolas! É melhor parar por aqui, pois assim não conseguiremos chegar a março.
Sendo assim, vamos lá...
Em março, dia 08, temos o Dia Internacional da Mulher.
Em abril, temos Páscoa e junto a ela diversos Ovos de Páscoa a serem adquiridos.
Em maio, no segundo domingo do mês, temos o Dia das Mães.
Em junho, dia 12, temos o Dia dos Namorados.
Chega julho! Neste mês não temos nenhuma data especial, mas tentamos tirar alguns dias de férias para acompanhar nossos filhos e gastar um pouco mais de nosso dinheiro.
Em agosto, no segundo domingo do mês, temos o Dia dos Pais.
E após vários meses festivos, que ótimo, surge Setembro, sem nenhuma data tão especial ou tão conhecida, nos dando um descanso financeiro. Porém, não se anime, sabia que neste mês temos 94 datas comemorativas! Parece que como nenhuma data de setembro virou um excelente negócio, resolveram inchar este mês com uma enormidade de comemorações, pois com certeza você conhece alguém que comemore sua profissão ou alguma outra festividade em Setembro.
Em outubro, como esquecer, temos o Dia da Criança, dia 12.
Novembro, este sim nos dá um descanso, não temos datas nacionais ou internacionais, mas eu sim tenho o aniversário da minha esposa e da minha irmã.
E em dezembro temos o Natal, que particularmente adoro e sempre tento aproveitá-lo ao máximo. E várias novas lembranças e presentes são comprados.
Enfim, somando-se todas estas datas com certeza teremos mais de dois eventos comemorativos por mês. Se nos sobraram apenas oito meses do ano, este número aumenta para três eventos por mês.
Pensando então e calculando todo esse bolo, CPMF, tarifas bancárias, estacionamento, flanelinha, pedintes, filões, pedágios, faixa azul, juros, multas de trànsito, possíveis assaltos, manutenção de carro, manutenção de casa, saúde, instrução e um pouco de diversão, pois ninguém é de ferro, restam-nos apenas um mês de salário em todo ano. Pensamos logo, que ótimo, vamos economizá-lo, abrir uma poupança! Mas um momento, espere. Esquecemos-nos que existem muitas pessoas que não possuem se quer um salário, podemos de alguma forma ajudá-las, com uma cesta básica, uma roupa, ou mesmo um pouco de dinheiro, brinquedos para uma criança necessitada. Lembremos-nos também que em alguns meses do ano nosso orçamento extrapola, os débitos ficam maiores que os créditos, houve algum tratamento que o plano de saúde não cobriu, um problema mais grave que aconteceu com o carro. Quem irá cobri-lo? Este solitário e último salário que nos restou?
Que vida? Como suportar tamanha dificuldade. Trabalhar o ano inteiro e nenhum dinheiro nos sobra. Vou fugir! Vou sumir! Vou desistir! Vou me entregar! Largar tudo isso! Esquecer meus compromissos, minhas dívidas, viver sozinho! Quero morrer! Mas antes de chegar a esta triste conclusão, lembro-me:
- Como fui feliz em todos estes momentos, como pude deixar tantas pessoas felizes com uma simples lembrança, como consegui aproveitar tantas comemorações. Trabalhei duro, mas me diverti, tanto no trabalho como em casa. Devagar conquistei diversas coisas, algumas materiais e outras de importància incomparável, como respeito, amizades, alegrias, amor, compreensão, ternura! Conquistei o valor de poder ser chamado de "Ser Humano", de ser chamado de meu amigo, de meu irmão.
Conquistei a paz que todos nós buscamos em nosso coração e a serenidade para entender o quão importante é esta dádiva que Deus nos deu chamada "VIDA".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui