Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Enganadores (*) -- 15/04/2007 - 12:31 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Enganadores (*)





Quem faz rotina das horas extras de trabalho de certo não executa as atividades no horário devido, chega tarde, sai mais cedo ou até durante o expediente, passa o tempo na internet vendo coisas que não dizem respeito ao serviço, idem no telefone e em outros incentivadores da ociosidade, da preguiça e da falta de compromisso com o empregador.



As incumbências devem ser planejadas de modo que se realizem dentro do previsto. Ninguém constrói aeronave ou prédio fazendo horas extras todas as noites.



Lógico, se houver necessidade imperiosa e inadiável, o bom-senso indica o caminho que deve ser palmilhado: priorizar o tempo disponível (escasso para todos) e -- se realmente for inquestionável -- esticá-lo. Isso em caráter excepcional e não como hábito (ou até mania mórbida).



Não é à toa que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece o número de horas extras que o trabalhador pode fazer diariamente.



Trabalhar deve ser alegria e não martírio. Se o cenário é constrangedor, inegavelmente será afetada a produtividade.



Administração (seja do que for) tem de ser, acima de tudo, racional, harmónica e eficaz.



Nesse prisma, bem disciplina o Professor Celso António Bandeira de Mello, na 5ª edição do seu livro "Curso de Direito Administrativo", p. 270: "Deve o Direito ser interpretado inteligentemente, não de modo a que a ordem legal envolva um absurdo, prescreva inconveniência, vá ter a conclusões inconsistentes ou impossíveis."



Ora, se até a lei depende de racionalidade para que surta a esperada e imprescindível eficácia, por que não atentar para as relações trabalhistas?



Administrar é fundamentalmente o uso do bom-senso para a conquista do controle, da harmonia, do aproveitamento pleno dos recursos (sejam eles quais forem: administrativos, económicos, financeiros, humanos, naturais, operacionais), da racionalidade e da eficácia. Logicamente, sem prejudicar o bem-estar social.



Tendo em vista que, com raríssimas exceções, os meios disponíveis são escassos, deve-se aplicar, com frequência, em todos os setores, o princípio da racionalidade e da eficácia maximizando o que é limitado (às vezes até por natureza).



Assim agindo, o nosso PIB tende a melhorar no àmbito nacional e poderá, sem dúvida, impor-se aos países em que esse indicador é bastante expressivo.



Mas, para isso, é fundamental que se corrijam "cangadores de grilos" (verdadeiro milagre); eliminem-se "engarrafadores de fumaça" (tarefa homérica); extingam-se fritadores de bolinhos em geladeira (oportunistas); excluam-se executantes de trabalho de Sísifo (missão quase impossível), diminua-se o número de economizadores de palitos de fósforo riscados (conta sem fim). ...



Solução: infelizmente, neste século, não há.





(*) Brasília, DF, 15/04/2007.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui