Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Pecado Capital: II- A Preguiça... -- 04/01/2001 - 20:49 (Isis Vidal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Relaxamento momentàneo dos músculos do corpo acompanhado de distanciamento entre impulsos nervosos que transmitem mudanças drásticas de emoção. Calmaria progressiva ao adormecimento instantàneo e distração consequente à apatia generalizada...
Características tediosas que podem levar à loucura um pobre mortal que se vê entregue à essa situação banal. índole e enfraquecimento por causas físicas confundem-se num hall chamado "costume", onde as pessoas conversam sobre as vocações estereotipadas que seus amigos, filhos, irmãos ou vizinhos seguiram à partir de sua conduta em àmbito pessoal.
Olhar distante num horizonte imaginário e o consciente se perde da realidade cruel da contagem de tempo. Cronómetro implacável da sociedade pós industrial, que nos transforma em ferramentas da comunicação, e não permite falha no sistema de troca. À fração de segundos em que se faz o julgamento sobre quaisquer atitudes é rotulada como "falta de atenção", ou mais comum: uma atitude "relapsa".
É justo então, mudarmos os termos para "disciplina" e "convicção". Explica-se: a formação educacional voltada para auto confiança se baseia principalmente na disciplina a fim de possibilitar a realização de atividades específicas. Sendo assim, a convicção para tal procedimento deve ser alimentada a partir do educador, família, etc.
Questiono então, qual será o real significado da palavra "preguiça", que em aspectos gerais, aplicar-se-á em atitudes de acomodação com o intuito de impedir as atitudes chamadas pelo sistema de "reacionárias" ou "subversivas" . Como uma reação em cadeia, previne-se contra a rebelião de inúmeros grupos que permanecem preguiçosamente na incógnita da diplomacia, ou meramente da esperança da nação; e preservamos a máquina administrativa do sistema mundial. Neste sentido político da preguiça, ouso dizer que esse pecado se ramifica em outros dois: a hipocrisia e a subserviência, somando então àqueles seis anteriores mais três: temos nove pecados?!
E agora o que dizer sobre a falta de força física para trabalhos forçados? Justifica-se a análise de nutrientes e fibras musculares constituintes do indivíduo e considera-se à predisposição a determinadas doenças em locais insalubres ou cuja térmica pode provocar certa indisposição ou sonolência, e soma-se à vida sedentária que muitas pessoas são obrigadas a levar pelo trabalho. Foi formulado aqui, um exemplo de pessoa que apesar de pouca atividade justifica sua pouca atividade a partir da forma e vigor físico não adquirido. Pode-se então, subtrair de nossos nove pecados: oito pecados capitais?!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui