Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Violência Urbana -- 25/05/2007 - 17:47 (Tere Penhabe) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Violência Urbana

Fala-se cada dia mais, da violência urbana. A tal ponto que em alguns lugares do nosso país, a violência toma proporções de terrorismo.
Atribui-se a ela, as mais variadas origens, sempre externas, como se a violência fosse uma reação, e na verdade, ela é uma causa. Porque antes de ser urbana, nacional, mundial, ela é "humana", praticada por seres humanos individuais ou não.
Porquê os seres humanos estão tão violentos?
Deixemos à margem a causa mais acentuada que é a disseminação do uso de drogas, então a violência ocorre por intolerància, má vontade, neuroses, recalques... desamor.
Sentem-se ameaçados onde não há ameaças... extravasam seus recalques em qualquer direção, independente de estarem certos ou errados, constroem a sua própria verdade, e fazem dela a sua bandeira, sem se preocupar por onde pisam, a quantos ferem. Não admitem os próprios erros.
Saem em defesa de valores tido como altíssimos e irrecorríveis, quando na verdade, eles nem existem para si próprios.
Muitas vezes tenho vontade de falar com alguém, e me calo. Não porque eu admita o que ouvi, mas por medo. até mesmo de ser violenta também .
O mundo caminha para o mutismo total.
Não se admite mais o diálogo sem ofensas, não se admite mais, uma verdade que seja diferente da sua própria. Não se respeita mais os direitos alheios, ainda que se defenda ardorosamente os próprios direitos, como se eles não terminassem, onde começam os direitos do outro.
Não fomos feitos em série, numa máquina de produção. Somos seres humanos! Eu pelo menos, ainda estou tentando ser, continuar sendo.
E como tal, temos pensamentos que divergem entre si. É preciso aprender a conviver com isso, sem se estapear a cada vez que alguém se manifesta.
Escrever torna-se um desabafo, ao qual nem todos tem acesso.
E escrevendo, participando de grupos e fóruns na internet, convivendo com pessoas que se supõe tenham um mínimo de bagagem cultural, porque afinal de contas são intelectuais, e vivem apregoando o amor e a paz em lindos textos, ainda assim, vemos constantes conflitos, ofensas, violência...
Então eu concluo que lá fora, no trànsito, nas favelas, nos aglomerados de pessoas sem cultura, trabalhadores braçais... o convívio até que tem sido satisfatório, pois poderia ser muito pior.
A violência urbana na verdade, tem partido dos núcleos que pleiteiam poder, os traficantes, bandidos, delinquentes... os que, a olho nu, não têm mais nada a perder.
Mas se houvesse vontade política, será que os governos, legisladores, congressistas, enfim, os responsáveis pelo país, não poderiam reverter esse quadro? Eu acho que sim...

Tere Penhabe
www.amoremversoeprosa.com
http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=pagina&op=listar&usuario=2159
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui