Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Barra do Piraí existe! -- 27/05/2007 - 18:58 (Jader Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Barra do Piraí existe!

Quando saí das montanhas de Minas, no longínquo ano de 1959, fui aportar em Barra do Piraí, uma hospitaleira cidade do interior do Estado do Rio, ancorada às margens pedregosas do rio Paraíba do Sul. Antes passei pelo Rio de Janeiro para ver as ondas e provar o sabor salgado do mar pela primeira vez. Em Barra do Piraí morei por nove anos, conheci uma mulher santa, a professora Concessa Pires Teixeira, com quem retomei os estudos, fui garçon de restaurante, fui ao cinema pela primeira vez, assisti ao filme "Os dez mandamentos", fiz muitos amigos e tive a primeira namorada.
Para mim, um caipira que chegava do interior, Barra do Piraí era a melhor cidade do mundo. Ali, os becos têm nome de avenidas, o rio Paraíba é largo e abraça ilhas enormes, perenes e urbanizadas. Há dezenas de pontes cruzando o rio, os habitantes locais a chamam com orgulho de a "Veneza Brasileira". Gostei muito da cidade, porém num certo dia, tangido pela bússola do destino, peguei o trem de aço e vim para Taubaté. Apenas o meu irmão, o João, sempre ele com a sua bondade infinita, foi despedir-se de mim na estação. Lembro como se fosse hoje: antes de o trem sumir na curva da Medianeira, olhei para trás e o vi na plataforma, acenando em meio a um rastro de vento, dando adeus para mim. Era o seu irmão fugitivo que mais uma vez escapava para longe.
Passaram-se muitos anos, uns quarenta anos talvez, sem que eu nunca mais ouvisse falar de Barra do Piraí. E pensar que o trem de aço hoje nem existe mais, nenhuma notícia no jornal, nenhuma inundação, nenhum freguês do Baú, nenhum ganhador da loteria, nenhum assalto, nada! Parece que a minha antiga e querida cidade de Barra do Piraí só existia no meu imaginário, era uma cidade de sonho.
De repente o milagre se deu. Aleluia!... Barra do Piraí ainda existe! Em meio às conversas banais no nosso encontro diário no "Café Bundinha", alguém pronunciou as palavras mágicas que eu esperava há tanto tempo. O meu amigo, Daves Ortiz Batalha, o popularíssimo X-9, tinha ido fazer uma seresta em Conservatória, confundiu-se no trevo da rodovia e, sem querer, acabou entrando na minha fabulosa e esquecida cidade. Foi a minha maior alegria. Agora está confirmado, não foi um sonho que eu tive: Barra do Piraí existe de verdade. O Daves esteve lá e viu! Agora sou mais feliz e tenho uma testemunha. Deus lhe pague!...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui