Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62308 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dados atuais do museu memorial da energia -- 18/02/2003 - 19:41 (Izabel Morssoletto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nome da Instituição: Memorial da Energia

Mantenedor: SAELPA

Endereço: Juarez Távora-243-Torre

Responsável: Balduíno Lelys de Farias e Cristina Monteiro de Farias

Telefones: 2225040/99698577







O museu está provisoriamente fechado para visitas,no entanto tem um projeto onde Mônica Botelho é a responsável e a reforma já foi iniciada.

O projeto prever uma sala para o auditório,recepção,lanchonete,salas para cursos,loja de souvenires/livraria,oficina,reserva técnica e sala para outras atividades.

O acervo é de 20 grandes paines fotográficos de 1871 a 1946,lampiões de iluminação pública,2 caldeiras 1 móvel e 1 fixa a vapor inauguradas em 1912,aproximadamente 53 propagandas da época em quadros,para exposição temos 32 motores de ferro fundido.



Não há convênios com outras instituições museológicas e a reforma está sem previsão de término.



Horário de funcionamento é de 8:30 as 11:00 das 14:00 as 16:30h de terça aos sábados(tarde).



Histórico do museu:



A energia foi inaugurada em 14 de março de 1912 as 19:00h,na época o secretário era Pedro Pedrosa e o presidente(como se chamava na época o governador) era Dr. João Machado.

O prédio foi construído em 1911 com o nome de usina tração,força e luz.

Hoje: loja de serviços SAELPA Cruz do Peixe.

Os pescadores que vinham de praias próximas,vendiam peixes na encruzilhada da rua Epitácio Pessoa.Por isso denominado Cruz do Peixe que havia um comercio de peixes.

Ao lado do museu tem um bonde exposto(replica em tamanho original),a primeira linha foi de Tambiá até a cidade baixa, chamado de ponto dos 100 réis, pois era o preço da passagem, havia mais duas linhas,Jaguaribe e Cruz das Armas.(adm. Guedes Pereira).

As pesquisas desenvolvidas foram: Como começou,Quem implantou a licitação da energia, Como a energia influenciou na economia da cidade,Como eram os bondes e como cobrado.



O museu Memorial da Energia está localizado em um galpão que foi construído em 1934,como garagem para bondes e oficina de reposição de peças para bondes e caldeiras(lenha).





Em 1903 os bondes funcionavam á tração animal,havendo a licitação da energia na cidade, o administrador tinha como obrigação cuidar dos bondes á energia,(1800 a 1900).





Contém 3 motores a diesel; Escultura alegórica do DNA da vida em ferro fundido no jardim em frente,Engrenagem,disjuntores a óleo,mesa de aferição,motores trifásicos,geradores e transformadores.





Esfereograma do rio São Francisco,medidor de energia comprada,colche de tração animal,(cavalos sincronizados para pessoas importantes),museu didático para crianças(cadeiras todas de ferro fundido e madeira, com lugar para adaptar o tinteiro).













Obs:

Meus profundos agradecimentos para a pessoa mais apaixonada pela história da Paraíba que eu conheço e que esta paixão se difunda geneticamente mais vezes!





À Cristina Monteiro de Farias





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui