Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->UM DESASTRE SE PROPORÇÕES ALARMANTES -- 24/03/2004 - 19:40 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"Fumantes doentes demoram a procurar ajuda
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF), a maioria dos fumantes doentes que chega à rede pública de Saúde têm algum tipo de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), como enfisema pulmonar e bronquite crônica. Mas esses são apenas 10% dos enfermos. Os outros 90% de pessoas acometidas por alguma DPOC não procuram ajuda médica. Em geral, esses fumantes só batem à porta do consultório médico quando a capacidade de respiração está abaixo de 50%.

Os primeiros sinais podem chegar logo nos primeiros anos de vício: falta de ar, cansaço fácil e alta produção de secreção. Em 80% dos casos tratados, há pouco o que fazer para melhorar o estado de saúde do doente quando chega ao hospital. ``Como não querem parar de fumar, os viciados só procuram o médico quando já estão muito debilitados. Em geral, a alteração pulmonar é irreversível``, conta o pneumologista Celso Rodrigues, coordenador de Programa do Controle do Câncer e Tabagismo da Secretaria de Saúde.

Na área de pneumologia do Hospital de Base do DF, mais de 70% dos pacientes são vítimas do cigarro. E boa parte portadores de DPOC. ``Recebemos, por dia, cerca de 25 pessoas doentes porque são fumantes``, contabiliza a pneumologista Clarice Guimarães Freitas, chefe do setor do HBB. Outras doenças provocadas pelo fumo de grande incidência são infarto com derrame cerebral, cânceres e trombo-angeite-obliterante - doença que entope vasos sangüíneos e impede o fluxo para braços e pernas. O tratamento dessa doenças custa ao GDF R$ 16 milhões por mês, o dobro do valor arrecado pelo governo com ICMS das empresas tabagistas. Cerca de R$ 10 milhões vão só para o tratamento de câncer.

Como no restante do país, as estatísticas sobre o consumo de cigarro no Distrito Federal não são animadoras. A cada dia, quatro pessoas morrem por doenças ligadas ao uso de cigarro. A estimativa é de que cerca de 35% da população do DF seja fumante.

Fonte : Correio Braziliense",
INCA, 24/03/2004.

ÍNDICE


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui