Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Chá das Cinco -- 31/05/2007 - 00:41 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Chá das Cinco


Dizem que os ingleses, quando instalados na índia, conheceram uma bebida chamada "tchaile", pela qual se apaixonaram. Passaram, então, a despachar para a metrópole caixas e caixas de folhas desta planta marcadas com a letra T. Por isso tomou o nome de "tea" em inglês, "thé" em francês e "te" em espanhol e italiano. Deve ser uma brincadeira, porque o nome científico do arbusto é "thea sinenesis". Para nós, a palavra veio diretamente do chinês "ch´a", trazida pelos portugueses.
Em vários países a preferência pelo chá na refeição matinal supera o consumo de leite ou café. Na Inglaterra toma-se chá bem forte de manhã, à tarde e à noite. Franceses também o consomem bastante, deixando o café-com-leite para as crianças.
Nós não temos essa tradição. Antigamente, sempre que alguém estava doente, serviam-lhe chá preto e ele se tornou, então, para a maioria dos brasileiros, sinónimo de remédio. Para resolver algum mal específico, tomamos "chás": de erva cidreira acalma; de quebra-pedra para os rins; de boldo melhora a digestão e assim por diante. Antes de tornarem-se mesclados com sabores de frutas, reinaram absolutos o chá preto e o mate. Mais recentemente, o chá verde tem sido recomendado.
Franceses chamam de "thé" apenas o chá preto. Os outros são "tisanes" (infusões). E beneficiam-se de todas as marcas e variedades dos chás "ingleses", considerados os melhores do mundo.
Associamos o ato de tomar chá à elegància e refinamento. Talvez porque a maneira de servi-lo em baixelas de prata e xícaras de porcelana, acompanhado de bolos e torradinhas tenha vindo diretamente das cortes européias. Interessante é que mesmo não o consumindo regularmente, designamos nossas xícaras e certas colheres como "de chá".
O "chá das cinco" foi hábito de senhoras da sociedade que, trajadas com esmero, se reuniam com as amigas em ambientes elegantes, onde trocavam comentários sobre festas e novidades da última moda. Desaparecido o costume, a expressão permaneceu, cujo significado se estende desde "evento chique" até "reuniões de extrema futilidade".
Até hoje reuniões estritamente femininas ocorridas à tarde levam o nome de "chá", embora seus objetivos tenham mudado radicalmente. "Chá em prol das crianças abandonadas", "chá das senhoras católicas", "chá beneficente"... Nessas ocasiões, o chá mesmo nem é servido. Bebe-se suco de frutas, guaraná, coca-cola, tudo pago para angariar fundos.
O "chá de cozinha" é organizado por amigas da noiva, para que as convidadas levem presentes de menor importància, porém de grande utilidade para a vida doméstica. O "chá de bebê" também contribui com apetrechos necessários à futura mamãe.
Quando jovens, mulheres da minha idade temiam levar "chá de cadeira" nos salões de baile. Suprema vergonha.
Certas pessoas, às vezes, dão um "chá de sumiço". Ou porque enjoaram-se da nossa companhia ou porque estão deveras ocupadas.
Todos nós já levamos um "chá de espera", principalmente nas repartições públicas.
Gostando ou não de chás, acabamos sempre tomando algum. Se o frio está forte, ele esquenta. Se o cafezinho no trabalho estiver requentado, ele substitui.
Há um, porém, que ninguém em sã consciência deseja experimentar: o tenebroso "chazinho da meia-noite"!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui