Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Quinze anos? -- 11/06/2007 - 23:47 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quinze Anos ?


Certa vez, muito ocupada, disse à minha comadre que nada faria no dia do meu aniversário. Se ela e os filhos pudessem almoçar comigo, ótimo. Quando cheguei do colégio, lá estavam eles me esperando. Logo nossas crianças se animaram e criaram um clima de festa. Através de seus risinhos enigmáticos, percebi que alguma surpresa estava por acontecer.
Realmente, acabada a refeição, entraram na sala carregando um enorme bolo enfeitado.Mas esqueceram-se das velinhas e assim não tinha graça. Então, minha filha e a amiguinha saíram correndo para arranjar algumas na padaria da esquina. Voltaram logo com uma de número cinco e outra de número um. Cantaram o "parabéns" e assoprei estrelinhas. Depois nos deliciamos com a sobremesa inesperada.
Alguns dias mais tarde, minha filha contou que no momento de comprar as velas ficou sem jeito de dizer que a mãe estava "velhinha" e inventou a história de que eram para os quinze anos de sua irmã. Mentira, pois nem irmã ela tem! Rimos do acontecido, ela por causa da esperteza e eu, da própria situação: não havia pensado na inversão dos números. Para minha filha, fazer quinze anos devia ser o máximo. Talvez ela já estivesse sonhando com esse glorioso dia... Passei, então, a refletir sobre o assunto.
Que é um marco na vida dos adolescentes, é. Que muitas meninas gostem de comemorar a data com pompa e gala, é compreensível. Que pais gastem fortunas nestas grandiosas festas, parece-me bobagem...
O que, afinal, são os jovens aos quinze anos? Lindas carinhas que se acham horrorosas.O que parecia interessante na infància não os atrai mais. Olham para a frente. Sonham.
Alegres, vivem rodeados de amigos.Grudados ao telefone não perdem um programa nos fins-de-semana. Ouvem música em altíssimo volume, cantam e dançam. Divertem-se.
Entretanto, nunca estão satisfeitos com sua imagem. Se baixos, acham que podiam ser mais altos. Se gordos, precisam emagrecer. Olham-se no espelho e reclamam. O reflexo não é exatamente aquilo que gostariam de ver. Uma pálpebra mais levantada que a outra, dentes não muito alinhados. Cabelos crespos, que horror... Pernas finas, muito feio. Coxas grossas, nem pensar...
Invejam a vida dos adultos. Querem parecer mais velhos. Idealizam. Gostariam de ser donos do próprio nariz. Mas, por enquanto, esta liberdade não lhes é permitida. Não têm, ainda, autonomia para realizar tudo o que desejam.
Com o rosto cheio de espinhas e mil dúvidas na cabeça, não passam de grandes crianças complexadas e inseguras.
Foi então que me dei conta de que os meus cinquenta e um anos me eram muito mais gratos do que os famigerados quinze, aqueles da "aurora da minha vida"...

abril/06

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui