Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->12 DE JUNHO DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL -- 12/06/2007 - 16:38 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

12 DE JUNHO
DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL


OS NAMORADOS E SEUS PATRONOS

No mundo anglo-saxão, e no mundo industrializado ocidental europeu, o dia dos namorados é o dia de S. Valentim, a 14 de fevereiro. Em Portugal e Brasil, onde Santo António teve toda a hegemonia, a "mercadologia hagiográfica" já vai tentando, aos poucos, impor o calendário de 14 de fevereiro como dia dos namorados. Mas podemos dizer, por enquanto pelo menos, que a força da tradição popular dos dois países ainda resiste e continua a celebrar com a maior naturalidade as festas de tradição que no dia 12 de junho se fazem em comemoração e nome de Santo António. Isto leva naturalmente à reafirmação do dia 12 de junho como dia dos namorados oficial, pelo menos no Brasil.
Há para isso uma explicação. O dia 12 de junho é a véspera da festa de S. António de Lisboa, um santo do século XIII, conhecido também como Santo António de Pádua. Um santo português, franciscano, doutor da Igreja, que se tornou famoso por sua pregação na Itália e na França, autor de um livro de importantes sermões, onde se destaca aquele que Vieira parafraseou e que se chama "O sermão de santo Antonio aos peixes!".A diferença das denominações é devida ao fato de o santo ter nascido em Lisboa e ter morrido em Pádua. Num caso e noutro, não faz muita diferença. Esta dupla denominação está espelhada na toponímia. Temos em Santa Catarina Santo António de Lisboa mas temos em Juiz de Fora, a paróquia de santo António de Pádua. Mas é a mesma personalidade. Trata-se de um santo popular, casamenteiro, patrono das moças candidatas ao casamento e dos casais enamorados. Convém lembrar que o povo tinha seus patronos religiosos escolhidos pela simpatia e pela simbologia. Celebrava de véspera a festa dos padroeiros. A maior preocupação que as famílias tinham era a de garantir o futuro das mocinhas em idade núbil garantindo-lhes um bom casamento protegido por entidades sagradas. E foi assim que, aos poucos, Santo António foi tomando, no Brasil, o vulto de um protetor popular consensual.
Também ligado ao dia dos namorados, pela proteção dada às moças solteiras, e igualmente de proveniência portuguesa, a história popular brasileira celebra o nome de S. Gonçalo de Amarante (1187-1259), que na linha de Santo António, assume igualmente o encargo de protetor casamenteiro. Além de casamenteiro das moças, São Gonçalo é cantado, no Brasil como milagreiro, folgazão e violeiro. Tem sua festa religiosa de calendário no dia 10 de janeiro mas é nas festas juninas que explodem os folguedos e celebrações em seu nome. A poesia popular o celebra:
"Rola S. Gonçalo rola
Rola lá por aí a baixo
Quanto mais a vida rola
Quanto mais amores eu acho."

A devoção a São Gonçalo veio de Portugal para o Brasil. Na cidade de Amarante, em Portugal, o povo diz que "rapariga solteira" que vá às festas de Junho e não entre na igreja de S. Gonçalo para puxar no badalo do santo... corre o risco de nunca casar!
É muito conhecida e já secular a «Dança de S. Gonçalo» no Brasil. Ela tem tradições na Bahia, em Minas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, São Paulo e vários Estados do Nordeste brasileiro. Às antigas festas de S. Gonçalo no templo do Bonfim assistiam o governador e a nobreza. Em 1997, com o título de S. Gonçalo saiu um CD de Paulo Freire, produção de Rodolfo Stroeter. No CD se diz que «São Gonçalo é o padroeiro dos violeiros, santo da fertilidade, casamenteiro e protetor das prostitutas.»
O brasileiro Roberto Corrêa escreveu a letra de uma das canções dedicada ao santo casamenteiro:
«Viva viva São Gonçalo
reviva São Gonçalim
na dança do entrançado
jornada do trancelim.
São Gonçalo violeiro
é tão triste o meu viver
eu aqui vivo banzeiro
sem ninguém pra me querer."
São Gonçalo do Amarante
seja lá de onde for
tire logo este quebrante
que é pr eu ter um novo amor.»

No Brasil há muitos dados a recolher no folclore regional sobre S. Gonçalo. Esses dados poderiam formar vários volumes interessantes e bem modernos se por acaso um pesquisador ou uma equipe interessada no conhecimento das festas populares brasileiras, se ocupasse da recolha dos abundantíssimos e variadíssimos dados que assinalam a presença de S. Gonçalo no folclore brasileiro. Em rigor, podemos falar de um filão ainda em aberto, mesmo sabendo que já existem monografias e publicações que nos dão informações e detalhes sobre a presença de S. Gonçalo na devoção popular.
S. Gonçalo de Amarante tornou-se tão popular no Brasil que o padre António Vieira lhe dedica um longo e engenhoso sermão. Não sabemos quantas cidades existem com seu nome. Mas sabemos que, pelo menos, existem as cidades de São Gonçalo de Amarante no Rio Grande do Norte e São Gonçalo de Amarante no Ceará, de que é patrono.

O DIA DOS NAMORADOS E O MERCADO DO AMOR

Ao falarmos da data de 12 de junho como dia dos namorados, não poderemos deixar de lembrar a indisfarçável movimentação que o comércio faz em torno desta data, no Brasil. Tudo se programa para que o evento seja celebrado pelos pares de namorados com a maior pompa. E assim, sugere-se que a data seja comemorada desde a lembrança e presente do namorado até ao encontro no motel. Há sites na Internet já preparados para comercializar as celebrações do dia. Comercializar tudo, inclusive o que é mais especial. As sugestões vão desde os processos de sedução ("há aconselhamentos sobre a melhor forma de seduzir seu amor") até ao uso da astrologia para descobrir os segredos do outro e o conquistar. Há preceitos destinados a tentar adivinhar se os namorados combinam entre si, e há búzios e cartas para adivinhar também possíveis previsões sobre romances de amor. Para completar o quadro, há orações a Santo António para os namorados poderem achar sua alma gêmea. Orações tiradas de velhos alfarrábios ou de cartilhas do passado histórico popular. Entre elas, há orações para salvaguardar o relacionamento, orações para obter o divino perdão e muitos tipos de simpatias. Assim, há simpatias para afastar o ciúme, simpatias para acalmar a namorada, simpatias para garantir a fidelidade do namorado! Uma enciclopédia carregada de vontade de garantir a essência da vida namorada. Essa é uma parte de relação, uma parte de resguardo da relação. Mas há o outro lado.
A nossa sociedade, marcadamente mercantilista, já calculou tudo o que tem à disposição para "lavar" as emoções dos "absorvidos e concentrados" namorados. Tem listas de tudo! Listas de ofertas para presentes e muito mais. A volúpia do lucro, a qualquer preço, não esquece nada. Nem sequer em apontar os endereços dos motéis nas grandes regiões do Brasil. Dentro de detalhada organização, a Internet e os anúncios locais mostram onde os namorados terão à sua disposição motéis preparados para celebrarem "o amor da forma mais especial"!
Este detalhe decorre de uma economia de mercado preparada para aproveitar as grandes oportunidades adaptando-se aos desejos e demandas da maioria dos namorados para celebração de um dia que é, segundo um anúncio, "o dia mais quente do calendário dos brasileiros". Um dia em que a procura de motéis atinge seu auge! Em consequência dessa pesquisa de mercado, o marketing imobiliáriodá de graça todos os endereços para que os namorados tenham uma "noite perfeita", de preferência numa "suíte romàntica" e cheia de possibilidades para celebrar o amor da forma mais especial possível...Tudo para criar um clima irresistível onde têm vez as simpatias. Tudo se aproveita. Aconselha-se a namorada a criar no quarto de dormir ou no escritório um cantinho de amor. Isso se faz, colocando duas velas cor de rosa e dois cristais de quartzo rosa para encontrar o amor ou para incrementar algum relacionamento suspenso ou ausente. Relatam-se grandes resultados neste processo. Aconselha-se a não deixar passar o dia em branco e a enviar ao namorado ou namorada, pelo menos, um cartão de amor. Neste dia dos namorados, é de bom tom programar um bom jantar, em clima romàntico, de preferência à luz de velas, acompanhado de um bom vinho, escolhido num cardápio de vinhos especiais. Há também boas receitas de drinks apropriados. Não falta quem diga "que uma refeição caprichada e gostosa é capaz de despertar o desejo e a paixão do parceiro". A sabedoria popular não se cansa de repetir que "homem se prende pelo estómago". Tudo isto para dizer que "sabor e paixão andam juntos"!
Por uma razão ou por outra, a verdade é que tanto os homens quanto as mulheres acabam se entregando aos prazeres da gastronomia, especialmente quando se programam em ocasiões especiais. Nestes casos, fazem questão de incluir no cardápio, depois de uma refeição com vinho especial, um café afrodisíaco, que também se prepara num dia de amor!


João Ferreira
12 de junho de 2007
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 782 vezesFale com o autor