Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Um beijo,um abraço -- 13/06/2007 - 15:04 (Humberto Fernandes Valente) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um Beijo, um Abraço.


(Crónica sobre O Dia dos Namorados, escrita a partir do quadro "The Hug" (O Abraço) de Romero Brito).


Não sei se gostei da cor. Não sei se gostei da forma. A bem da verdade, nem conhecia o quadro, muito menos o Pintor. Fui "apresentado" ao mesmo há pouco tempo. A introdução foi feita por uma "fã". Aliais, pessoa de quem devo dizer: Sou Fã incondicional, e que também devo registrar, tem me apresentado muitas novas velhas coisas. Coisas leves, simples, mas de valor inestimável, assim como o Abraço.

O Dia dos Namorados é comemorado em dias diferentes em diferentes Países. No Brasil, em junho. Invenção do comércio, para aquecer um mês fraco de vendas. Mas em todos os lugares, acompanhado de vários símbolos e simbolismos. Corações, flores (rosas), bombons, laços, jóias e beijos, enfim: presentes para os "enamorados", e tudo na cor vermelha, do coração, do sangue, do sentimento.

Nesses dias de multimídia desenfreada e imagens renovadas on-line a cada segundo, vemos coleções de beijos de todos os tipos e "tamanhos". O namoro é o beijo, os namorados as bocas. Não há como fugir. Tudo remete ao beijo. Ele toma forma e assume o lugar dos namorados e diria, ainda que soando clichê, do amor.

Do amor sim, afinal o que é o dia dos namorados, esquecendo o lucro dos lojistas, se não a celebração do amor. Do amor puro, ingênuo, verdadeiro, arrebatador, desenfreado, acalorado, enciumado, dedicado, inesquecível, insondável, desinteressado, insensato, irracional, lascivo, corrosivo, vibrante, apaixonando e derradeiro.

Contudo acho que anda faltando alguma coisa. Tão, ou mais importante que o beijo: o Abraço. Vi num filme, "Simplesmente amor",título em português, uma cena corriqueira, mas de muito significado. A tomada final desfilava várias pessoas se abraçando num aeroporto. Quando vi o quadro me lembrei disso. Não há coisa mais verdadeira que dois braços abertos. O abraço é tudo.Estou até pensando em votar no Cristo Redentor.Não pela forma, mas com certeza pela mensagem.O abraço é compreensão, aconchego, acalanto, recanto, despojamento, festa, choro, alegria, tristeza, reconforto, sinceridade, simplicidade, saudade, reencontro, carinho, vontade, coragem, verdade e amor.

Hoje é dia dos namorados. É meu dia. É dia de todos os namorados, sejam eles casados, solteiros, "ficantes", "pegantes", amantes, ou qualquer outro "ante" que eu tenha esquecido. Mas sobre tudo é o dia da minha namorada, aquela que o "abraço eu nunca esqueci". A namorada que outrora fisicamente distante, mas hoje definitivamente presente, faz da minha vida o abraço, que você sempre mereceu ter.

Pra você Tina, com quadro e tudo.
12/06/07
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui