Usina de Letras
Usina de Letras
274 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->NOS TEUS OLHOS, CRIANÇA... -- 18/06/2007 - 20:52 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131103325009817000
Eu não queria um mundo assim, sofrido. Não queria este mundo assim, para ti, tão frio, tão estéril. Não o queria para mim também, mas tenho que aprender a viver nele, preciso encontrar o amor que se esconde, a bondade que raramente floresce. Quero modificá-lo, fazê-lo renascer para ti, para que tu possas sorrir, quando cresceres. Não tenho forças para remover toda a maldade, não tenho poderes para abolir os sofrimentos. Confesso que tu és a fonte de toda a minha força, a origem do meu pequeno poder. Quero modificar o mundo, mas és tu quem me modifica; quero dar-te alegrias e és tu quem me fazes feliz.
Quando estou contigo - quando o mundo se resume na minha e na tua presenças - e quando tu me fitas, a esperança e o amor se fazem realidade: vejo nos teus olhos, criança, as lições todas que preciso aprender - ou reaprender - para viver neste mundo. Teus olhos, tua inocência e a tua alma aberta, sem fronteiras, levam-me por caminhos que julgava não existirem mais para mim. Sempre que estou ao teu lado, aprendo os pequenos segredos da vida: se sorris, é como se a própria vida sorrisse para mim, como se a minha alma fosse da mesma idade que a tua. Aprendo contigo o amor que modifica o mundo. Ensina-me sempre e procura esquecer os momentos maus que te faço viver, perdoa-me quando o meu egoísmo me faz cruel para contigo. Adulto é assim mesmo, impaciente, embrutecido: ensina-me a ser paciente, a compreender que a vida não tem pressa e que o tempo é uma invenção, apenas; ensina-me a tua alegria pelas coisas pequenas e simples, a tua capacidade de transformar em sorrisos, as lágrimas e as preocupações. Aprendo com a tua ternura, a buscar apenas o essencial, a não perder tanta vida na procura de futilidades passageiras, de fantasias. Compreendo, junto de ti, que o teu mundo é o que é real e o nosso é o mundo da ilusão. Sim, porque vivemos e sofremos por coisas banais, pela matéria. Esqueço-me de falar-te de Deus e do mundo espiritual, e tu me fazes recordar dele, em todos os momentos.
Sabes, tu tens um poder enorme para modificar o mundo dos adultos. Tu, criança, com essa tua alma que só sabe ter amor, com esses teus olhos que fitam sem acusar e que às vezes choram, sem entender. Precisamos urgentemente dedicar-te os nossos cuidados, nossa atenção... o nosso AMOR... pois os problemas nos envolvem tanto, que nos omitimos do precioso dever para contigo e quando nos lembramos, a vida já feriu o teu coração, já deixou marcas profundas em tua mente. Tarde, reivindicamos o teu amor, o teu carinho, reclamamos o teu sorriso para aliviar o nosso cansaço... e tu te revoltas, porque não compreendes esta nossa necessidade súbita, esse nosso egoísmo.
Perdoa-nos, criança, porque não sabemos te amar, não sabemos orientar os teus passos para a vida; és tu quem nos está guiando, embora o nosso orgulho não nos deixe perceber. É nos teus olhos que precisamos contemplar, é através deles que aprendemos a amar e a valorizar o mundo, a vida. Quero poder ver dentro deles e não me envergonhar, quero sentir que tu terás um mundo, ainda, quero saber sempre ter esperança, para que tu possas tê-la também.
Quero refletir-me nos teus olhos, criança, e ver a vida através deles, com bondade e sem tanto temor.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 883 vezesFale com o autor