Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Minhas Olimpíadas -- 03/07/2007 - 18:11 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Minhas Olimpíadas

A estória que vou contar é sobre Olimpíadas Estudantis.
Fui aluno do Colégio Heloísa Maffezzolli.
Participei da minha primeira Olimpíada em 1992. Tinha na época quatorze anos e me destacava na Grande Peixotópolis como o melhor goleiro de Futebol de Salão, hoje futsal.
Fui terceiro colocado nos Campeonato Regional da Cidade (Categoria Mirim) e na primeira Taça A. A. B. B. de Intercàmbio de Joinville. Fui Vice Campeão dos Campeonatos Regional da Cidade (Infantil) e Estadual (Mirim e Infantil). Fui Campeão até 1992 dos Campeonatos Regionais da Cidade (Pré Mirim, Mirim e Infantil), Estadual (Pré Mirim) e do primeiro Campeonato Comunitáio de Barreiros (Mirim).
Fui escolhido junto com uma menina de quinze anos para levar a Tocha Olímpica da primeira Olimpíada do Colégio.
Público enorme e participativo. Entre eles se destacavam meus pais.
Hoje vejo meu pai que está de férias como daquela vez, não se empolgar com a Olimpíada de meu irmão.
Ele foi assistir uma partida de vólei e voltou decepcionado. Os garotos com camisa para fora dos calções e apelidos que constrangem: Barrão, Picinha e Kusão.
Na minha Olimpíada estampávamos nossos nomes verdadeiros e os professores primavam pela simplicidade, retidão, cordialidade e uniformes limpos e com bom caimento.
Naquela época tínhamos apelidos sim. Só que na Olimpíada voltávamos a ser chamados pelos nossos nomes: Gabriel, Paulo, António Carlos, André, etc. e não por nossos apelidos: Pato, Lambido, Sapo e China.
Qualquer empresa hoje patrocina um evento desta envergadura, haja vista são centenas de adolescentes que amanhã serão consumidores. Papai me contou que em volta do Ginásio de Esportes havia dezenas de faixas de patrocinadores, como XXEE (Curso de Línguas), Paolo Esportes, Lobo Oficinas, etc.
Na minha Olimpíada fomos patrocinados somente pela fabricante de refrigerantes Tota Tola e meus pais não tiveram que desembolsar um tostão.
Meu irmão, o Narina, está tão "empolgado" com a competição que sua equipe chega a perder partida de vólei por WO, ou então joga com o número mínimo de participantes em outra modalidade.
Eu fui para casa depois da minha primeira e última Olimpíada com cinco medalhas de campeão: Vóley, Basquete, Handebol , Futebol de Salão e como técnico da equipe feminina de Handebol.
Alguma coisa tem que ser feita no Colégio que amei tanto, como Curso de Especialização para os Professores de Educação Física, para que eles não fiquem perguntando para os alunos as regras dos jogos.
Incentivar os pais a participar como torcedores, pois no primeiro evento era difícil arrumar um lugar para se sentar. Hoje estão lá três ou quatro adultos vendo umas partidas sem estímulo e sem graça.
Vamos Colégio Elisa, levante a bandeira. Seja como a tua fundadora, uma mulher forte e vibrante.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 372 vezesFale com o autor