Usina de Letras
Usina de Letras
226 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO -- 12/07/2007 - 15:52 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ser humano não sabe viver sem um objetivo.
Sempre - em todas as épocas e lugares - o Homem moveu-se na direção de um alvo, buscando dar um sentido para a sua vida.

A História da Educação conta como o Homem perseguiu seus objetivos durante os séculos, e nos deixa admirados diante de tantos obstáculos vencidos e tantos sonhos conquistados.
Hoje, vivemos numa época de encruzilhada, que agride a vida - não só do Ser Humano - como a de todo o Planeta.
Depois de tantas batalhas vencidas na História da Humanidade, é preciso escolher entre a própria vida e sobrevivência do nosso Planeta, ou a completa destruição de tudo o que foi conquistado até este Milênio.
Nós temos uma grande responsabilidade nas nossas mãos. E esta responsabilidade - de preservar a vida e o Planeta - deve ser o objetivo principal do Homem desta época. Este é um objetivo que somente pode ser conquistado através da Educação.
Por este motivo, é necessário que a Educação conquiste um lugar de destaque na vida não só da nossa sociedade, mas principalmente, no seio da própria Civilização deste tempo.
É urgente colocar a Educação no seu verdadeiro papel, que é o de conciliar o Ser Humano entre si e com a Natureza. A Educação que se deixa levar por ideologias carregadas de ódios, é como um míssil colocado nas mãos e na mente dos jovens, que aprendem a destruir todo e qualquer ideal que não seja o seu.
A Educação atual deve refletir melhor o Ser Humano em suas multiplicidades, devendo ser uma espécie de "mediadora" entre as diferenças naturais existentes em qualquer Sociedade. A Educação deve ter como objetivos sagrados a co-existência pacífica entre os indivíduos, isto é, deve preparar e orientar o Ser Humano no sentido de ser mais solidário com a sua própria espécie, usando sua inteligência para combater os inimigos comuns, que são a fome, a miséria, as doenças, a destruição do Planeta, o fanatismo e outras ameaças comuns.
A Educação é um míssil que podemos utilizar tanto na direção da Vida como na direção da Morte!
Tudo o que for gravado nas mentes das crianças e dos jovens numa pequena sala de aula - sejam críticas ou seja a confiança em si mesmos - será uma semente que um dia trará os seus frutos.
Não coloquemos a Educação nas mãos de interesses ou de ódios alheios à construção da Vida.
Que ela seja - cada vez mais - uma ponte para a valorização do que somos e para o verdadeiro desenvolvimento do espírito humano.
Saleti Hartmann
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 419 vezesFale com o autor