Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Joseph Beuys no Pão de Açúcar -- 15/05/2001 - 00:58 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Os múltiplos Beuys" é o título de uma exposição que fica no Sesc Rio Arte até o dia 27 deste mês de maio de 2001. Para o Jornal do Brasil, Joseph Beuys seria "o mais importante artista alemão do pós-guerra". Não sem trair arraigados preconceitos, o jornalista Martinus Schmidt dá a notícia aos alemães, carregando no tempero da ironia.

O título em alemão: "Beuys Hut am Zuckerhut"



[nota do tradutor]

__________________________



Por Martinus Schmidt (DIE WELT online, 15/05/2001)

Trad.: zé pedro antunes



__________________________



No Brasil, quase tudo o que vem da Europa é amado como manifestação cultural.



Mesmo requentadas encenações de óperas são motivo de júbilo para os amantes da música, apenas porque chegam da Alemanha.



Mas muito especialmente se preza o ímpeto exaltado, o extraordinário e o místico.



E a filosofia não é nenhuma exceção. Quem conhece Kant ou Leibniz?



Só um marginal como Nietzsche pode ser tido como o maior, se não como o único filósofo alemão pelos brasileiros - até mesmo nas universidades, um bom terço dos estudos é dedicada a esse gênio infeliz.



Assim, também Joseph Beuys, que estaria completando 80 anos de idade, pode ser tido como o artista da Alemanha Federal por excelência, como "o mais importante artista alemão do pós-guerra", como escreve o Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro.



"Os Múltiplos Beuys" [o articulista encontra dificuldade na tradução do título], assim se chama a exposição no Sesc Rio Arte em Copacabana, que acaba de ser aberta ao público para ficar até o dia 27 de maio.



O enfant terrible da cena artística, que em 1971 foi banido da Escola Superior de Arte por Johannes Rau, o então Ministro das Ciências de Düsseldorf, só por pacifista e oposicionista já ocuparia um lugar privilegiado no mais íntimo dos brasileiros, anarquistas, que preferem ocultar um fugitivo a entregá-lo à polícia.



Beuys, o piloto da Força Aérea Alemã abatido na Criméia em 1942, e tratado pelos tártaros com feltro e sebo.



Beuys, que queria superar a distância entre objeto artístico e ser humano.



Beuys, cantor da paz, paletó e chapéu, que só depunha, se tanto, diante do Tribunal.



Mas este multifacetado praticante de ações artísticas e incansável didático não é apresentado, no Sesc, por nenhum de seus compatriotas. Quem o apresenta é a italiana Paola Colacurcio, que ao longo de onze anos o acompanhou em suas viagens a Nápoles e que, desde 1995, vive no Brasil.



É a primeira exposição de Beuys no país. Depois de passagens por São Paulo, Vitória e Brasília, ela chega agora ao Rio de Janeiro, metrópole que alguns insistem em descrever como a mais bela cidade do mundo.



Entre os 47 objetos expostos, estão também as caixas com as garrafas de água Evervess e a última obra do artista, a Bateria de Capri.



Paola apresenta também vídeos com ações de Beuys, entre eles, a última conversa que teve com o artista em Nápoles, pouco antes de sua morte em janeiro de 1986.



"Sua obra", diz a italiana, "revela a ruptura entre o ser humano e a realidade que o circunda. Mas, nela, a realidade se apresenta muito mais complexa e supõe uma interpretação de alcance universal, trate-se da natureza, do ser humano ou da técnica, do presente ou do passado".



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui