Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Viu ou não viu o capiroto? -- 04/12/2016 - 23:59 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



E João Velho fez o sinal da cruz, antes de narrar sua visita ao inferno. Lau mostrou medo. E também se benzeu. Queria ouvir a história e não queria.

— Faz muito tempo! Assim que me senti com o gangote grosso, arrumei a mala e fui caçar emprego no Rio de Janeiro. Tinha quase nada não! O quê um rapaz nascido e crescido na roça tem pra botar na bagagem? Até o saber é pouco!

— Conta logo, homem de Deus!

— Pois bem! Meu primeiro emprego foi numa chácara. Num era bem dentro da capital não! Era puxado pra fora, numa cidade montada no morro. Lugar bonito pra morar...

— Conta logo, homem! Não precisa passar o endereço. Quero ir lá não!

— Como eu ia dizendo. O primeiro emprego não deu certo. A culpa foi minha. Não roubei, nem matei, mas fiz besteira.

— Foi por causa disso que o senhor veio embora?

— Não! Mudei pra capital. Foi na capital que conhecia a VM da rua Ceará. Recomendo ninguém ir lá não!

— Estou ficando ansioso. Quero endereço não. Conte a história.

— Mudei pra capital. Foi lá que vi a desgraça! O inferno.

— Viu ou não viu o capiroto?

— Já disse que não vi.

— Com licença da palavra: que merda você viu?

— Pior que isso compadre. Fedor de enxofre.

— Então diga!

—Tem uma vila lá no Rio de Janeiro, cheia de casa.

— Qual é a vila que não é cheia de casa, compadre?

— Cheia de casa de prostituição.


É uma vila só de rapariga. A rua, d’um lado e do outro é só de mulher da vida. Mulher bonita, mulher feia, nova, velha...Tem mulher vestida no jeito de ir pra festa, outras com roupa, no ponto de esperar marido na cama. Pouco pano cobrindo as vergonhas, quase um filó. Dá pra ver tudo: peito mole, peito duro, peito caído, peito empinado... Lá embaixo, o que não está coberto de gordura, é tudo igual na feia e na bonita, do mesmo jeito, porque elas passam o gilete. Também põem o gilete escondido, pregado no céu da boca, pra cortar homem que não paga pelo serviço...Tem homem que fica por lá, atrás de mulher, outros, caçando homem pra se deitar junto. Todo mundo caçando jeito de se divertir. Bebendo, curtindo música e dançando. Foi na dança que vi a feição do capiroto, e senti o fedor de enxofre. O capiroto requebra no corpo daquelas mulheres, fazendo posição de quem vai vadiar, provocando assanhamento. Horror, compadre! Num lugar daquele, não tenho coragem de beber nem um copo d’água. E vou contar pro senhor: é dentro da cidade, arribado da praça da Bandeira... pouquinho.



***

Fragmento de Estrada sim fim...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui