Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quase vinte anos... -- 15/05/2001 - 11:03 (K Schwartz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quase vinte anos...





Pois é, faz quase vinte anos que a ditadura acabou. Passamos por altos e baixos. Temo que mais baixos que altos: Plano Cruzado, Cruzado II, Plano Collor (Brasil novo), Plano Bresser, Real... e ainda sofremos com a miséria, o desemprego e a recessão.



Temos uma Saúde Pública (deveria eu escrevê-la em maiúsculas? Não honra o nome!) mais precária ainda. Analfabetismo gritante. A Violação dos direitos humanos é regra aqui. A falta de respeito, o egoísmo, a intolerância e o preconceito permeiam nossas vidas.



Louvamos Tiazinhas, Proibida do funk, Gugu Liberato, Fausto Silva. Cantamos músicas do mais baixo nível (não vou citar intérpretes para não ferir ouvidos mais sensíveis). Vemos telenovelas e Ana Maria Braga. Não lemos... não escrevemos... sobrevivemos... esquecemos de viver.



Faz quase vinte anos e continuamos errando! O Sarney subiu lá e ninguém tirou. O povo botou o Collor no Planalto e deu no que deu. Itamar nem se fala. Fernando Henrique enganou a todos(quase todos) com aquela pose de intelectual que lecionou em Sorbornne e pensamos: Será que podemos confiar nele? E elegemos FHC presidente de novo, engolindo sua mentira que se ele saísse o Real afundava e o Brasil ia p´ro buraco.



Votamos nos caras mais filhos da mãe que podíamos para nos guiar. Passamos cheque em branco aos nossos governantes e colhemos Roriz, Jader, Laláu, Luiz Estevão, Arruda, ACM, anões do orçamento e painel do Senado.



Já se passaram quase vinte anos! Tudo bem, tivemos que reaprender tudo. A escolher o candidato - pois eles nos eram impostos. A aprender com nossos erros pois nos foi negada e possibilidade de aprimorar nosso voto por outros vinte anos de regime militatr! A gritar que não podem nos fazer de otários! Se colocarmos alguém indigno lá quem paga o pato somos nós.



Quando vamos mostrar que somos gente e não gado?



Resta-me esperar por dias melhores... não p ros nossos netos. P´ra nós.





K Schwartz (KSC)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui