Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->ESCOLA,CRIANÇA E PROFESSOR -- 04/01/2004 - 13:24 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A escola existe, porque existem alunos.
Na sequência os professores e a burocracia escolar.
As crianças mais sacrificadas,são aquelas que entram antes da idade convencional, 7 anos. A comodidade acredita que os alunos de primeira série têm que estar alfabetizados,sabendo tudo,para não dar trabalho ao professor.
Tanto que o PNLD, nem mais compra "cartilhas" ou livros de alfabetização. Nas escolas, principalmente,nas primeiras séries, o importante é garantir a vaga para o aluno e com isto as salas que deveriam ter, 25 alunos segundo Emília Ferreiro,passam a ter 40 a 47. O PNLD (programa nacional do livro didático) garante 35 livros por sala de aula. Os livros do banco escolar afastam o aluno do seu livre manuseio quando o professor manda que o aluno o encape. Os projetos leitura promovem a visualização da capa,editora,autor... Conservação de um livro se faz pela "bula" verbal de cada professor. A função da escola pública é de tratar bem o aluno. Isto é previsto pela Secretaria do governo e, a cada ano é mais aprofundada e menos usada. Receber bem, atender bem, faz parte do quotidiano. As secretarias de escola, não praticam muito isto. O governo diz que a secretaria da escola é o portal da educação, mas quase todas são grossas com professores, alunos,etc. O lema do comércio varejista é: " O freguês tem sempre razão". Toda unidade escolar deveria funcionar em equipe.. O Plano de Gestão e Regimento de uma escola definem muito bem quem é quem e seus direitos e deveres. A gente sabe que Conselho de Escola,por mais que se lute,é manipulado pelos diretores, nem sempre pelo coletivo.
Na escola todos ganham para lidar com o filho dos outros. O atendimento individualizado e coletivo deve ser constante. Ninguém está obrigado em profissão alguma, apesar do cabresto: "efetivo". Quando se trata de professor existe uma frase sindical que, vale por assédio moral:" o professor é mestre em álibis", mas são muito importantes. O aluno e o professor dão meios para que os outros tenham empregos.
A municipalização parcial do ensino de 1ª a 4ª séries tem somente 96 cidades para completar o processo lento e pesado para os ACTs com mais de 18 anos de serviços prestados, nota-se que as oficinas pedagógicas desanimaram em trabalhar com o PEB I. Nas oficinas os ATPs, procuram dar sempre o melhor de si,e os professores sempre estão ávidos às novidades, Nas unidades, o material pedagógico remetido nunca chega às mãos dos professores. São guardados e as vezes ofertados a estagiários de cursos diversos. Nos finais de ano é comum ver muita coisa do latão de lixo, voltar à escola através de algum aluno que tem parentes trabalhando com reciclagem e parar nas mãos do professor.Hoje a maioria das escolas falam em projetos com pensamento em bônus nas três modalidades.
A gente conhece uma escola pela maneira que é recepcionado,pela maneira que promove o seu recreio e pela forma que oferta a merenda ao alunado. Quem é do ramo nem precisa perguntar nada, basta só olhar para saber se cada um ocupa o seu espaço profissional. Nota se o inspetor de aluno manda mais que o diretor ou... Numa unidade escolar deve-se falar a mesma lingua: a da humildade social e não o da prepotência funcional.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui