Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->MOMENTOS DE TERNURA -- 17/08/2007 - 12:48 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131103324902583900
MOMENTOS DE TERNURA
Em qualquer situação que nos encontramos - TODOS! - somos viajantes de uma nave espacial chamada Terra, e, não importa o que estamos fazendo, podemos fazê-lo reconhecendo em nosso meio a Ternura que Deus evoca nos seus Filhos e Filhas humanas, quando não matamos de todo a sensibilidade em nossos corações e mentes.
Quero mencionar, aqui, com especial carinho, os momentos de ternura que acontecem dentro de uma sala de aula entre professores e alunos, quando existe um clima de amizade e de respeito mútuo.
Considero a escola e o conhecimento como um ponto de encontro entre mentes e gerações, todos, enfim, à procura de um aperfeiçoamento da inteligência e das relações humanas. A inteligência é uma Dádiva divina. A procura do Conhecimento é um Dom humano. Dentro do relacionamento que envolve este crescimento, acontecem, entre professores e alunos, momentos únicos, de descobertas, de troca de energia e por que não, de TERNURA, pois, por mais iguais que parecemos, cada um está num estágio próprio de compreensão e de evolução, e o elo que nos liga a todos, é o momento mágico em que nos enobrecemos juntos, trilhando os caminhos da Educação.
Não chamo estes momentos de outro nome, a não ser TERNURA.
Porque, crianças, jovens e adultos estão buscando soluções para as questões humanas, cada um de acordo com a sua experiência de vida, cada um com o seu sonho de crescimento, mas TODOS visando um futuro cheio de paz, de amor e de muito discernimento sobre o que é certo e o que é errado.
Certamente, que a sala de aula, às vezes, se transforma numa agitação extrema, quando os ànimos estão alterados, talvez pelo cansaço mental, ou seja por outros motivos humanos, mas, mesmo assim, persiste o momento de ternura, porque somos feitos, também, de reações às vezes negativas, às vezes de teimosia, às vezes, de desencanto. Porém, no outro momento, no outro dia, tudo está bem, de novo, e os alunos recebem os professores com um sorriso no rosto e com encantamento nos corações.
Ali, na sala de aula, estamos todos tramando um futuro de Paz.
Ali, ninguém joga bombas, ninguém esconde seus sonhos...enfim, numa pequena sala de aula é onde se acende a centelha do Mundo que está apenas embrionário nos corações e mentes, que sempre está sendo reconstruído na nossa vontade imensa de sermos realmente os responsáveis pelos destinos do Planeta, sob os desígnios de Deus.
Numa pequena sala de aula, existe a ternura de amar o Meio Ambiente, porque ele representa a nossa sobrevivência, e nele ainda estão guardados os mistérios mais profundos da vida humana, animal, vegetal e mineral.
Os momentos de ternura, porém, para serem duráveis, não podem ser entregues friamente nas mãos das ideologias cheias de ódio e de maldade contra os diferentes, os "contrários"... os momentos de ternura, precisam ser preservados através do nosso olhar universal em todas as direções - política, ideológica, religiosa, cultural - sem buscar a unilateralidade, a unanimidade onde ela jamais existe.
Assim, uma sala de aula representa o mundo em miniatura, e, onde há liberdade de expressão, acontece a ternura do grande ENCONTRO humano, onde somos todos criaturas imperfeitas, caminhando para um destino, que, talvez, jamais se cruze novamente, a não ser no AMOR e no conhecimento que todos levaremos conosco até o fim da nossa história particular.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 415 vezesFale com o autor