Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O Dicionarista -- 28/08/2007 - 19:03 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Dicionarista

Nós temos dois jogos em família que usam a língua portuguesa. Um é estica-palavras e outro é o dicionarista. Vale dizer que não inventamos nenhum dos dois, e que o estica-palavras é super engraçado quando o número de participantes passa de cinco.
O dicionarista precisa de canetas e tiras de papel, o que dá um pouco de sujeira e confusão, mas também é interessante. No dicionarista uma pessoa escolhe uma palavra bem estrambótica no dicionário e passa para todos. Cada um escreve o sinónimo que achar correto. A pessoa escolhida lê os significados dos participantes e o sinónimo correto em ordem alterada. Todos, um por um tentam acertar o significado certo e ganhar pontos. Tem outras regras que se quiserem um dia explicarei.
Fiz uma experiência interessante com esta brincadeira. Distribuí dez palavras a quatro pessoas de nível cultural diferente, porém bom. Um do primeiro grau, dois do segundo grau e o quarto de nível universitário. Das dez palavras somente uma foi respondida corretamente, pois eu já a havia utilizada na brincadeira de dicionarista e numa crónica.
As palavras utilizadas foram: piveteiro, rapaces, cachetar, balanídeo, imbituba, sajense, jericuntino, abacataia, vulgívaga e lampreia. Para comparar as respostas tive que olhar novamente no Aurélio o sinónimo de cada uma, pois havia esquecido a maioria. Para piveteiro teve quem respondeu pessoa de má conduta, outro disse que era pivete e pivete que picha em muros.
Sabem qual é o significado? É vasilha onde se queima uma substància aromática.
Rapaces - garoto; rapazes no sotaque baiano; grupo de rapazes e raspas de cascas de frutas foram as respostas. Posso fazer frases baseando-me no sinónimo correto.
- Germano e Ronaldo criam dois pintos.
- O rapaces vai comer os dois pintos dos rapazes.
Essas frases estão corretas já que o significado certo para rapaces é gavião.
Cachetar foi respondido como blefar na cacheta, jogar cacheta, soltar cacheta (pipa) e falar ou conversar. Só que o sinónimo não tem nada a ver com as respostas acima. É simplesmente zombar, brincar.
Sajense - Natural ou habitante de Sajes; brincadeira de rua; morador de cidade pequena.
Sinónimo correto - medida russa de comprimento, equivalente a 2,13m de comprimento.
Balanídeo - balaio de bambu; um tipo de aranha; local onde são feitos balões.
Sinónimo exato - craca de pedra.
Vamos ver uma frase formada por essas três últimas palavras:
- Hoje vou cachetar com o sajense e ganhar um balanídeo.
Veja a tradução conforme as respostas do primeiro participante e logo depois com o verdadeiro significado.
- Hoje vou blefar na cacheta com uma pessoa nascida em Sajes e ganhar um balaio de bambu.
Hoje vou rir com 2,13 m de comprimento e ganhar uma craca de pedra.
Abacataia - abacate podre; vitaminas de abacate com mamão papaia; cidade do norte do Brasil; qualquer vitamina feita com abacate.
Vejam quanta diferança. O certo é que abacataia é um peixe, também conhecido como peixe-galo-do-brasil.
Imbituba - porto onde atraca navios; cidade do estado de Santa Catarina; cativeiro de baleias; árvore que produz imbu. A segunda resposta não deixa de estar certa, mas o significado da palavra é outro. Montaremos uma frase assim:
Vou surfar numa imbituba.
Na primeira resposta não sairei do lugar. Só que pelo significado correto surfarei e bem, pois imbituba é qualquer praia alta.
Jericuntino - natural do Vale do Jequitinhonha, pessoa vinda do interior; jeca; fruta nordestina. Jericuntino pode até ser um jeca, mas é de muito longe, é do outro lado do Atlàntico, de Jericó antiga cidade da Palestina.
Lampreia - pequeno inseto; nome de uma fruta; certo verme; esclarecer situações. Podemos comer uma lampreia, peixe, mas não um inseto.
Vulgívaga - palavra vulgar; vulgar e prostituta. Acertou o último e as duas outras respostas podemos considerar correta se todas as prostitutas fossem vulgares, mas na realidade existem muitas mulheres vulgares que não são dadeiras.
Agradeço a colaboração das pessoas que responderam as perguntas: Oalaci, Marliom, Hortolana e o Valoci. Eta nomes estrambóticos em!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 638 vezesFale com o autor