Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A velha e a vassoura -- 28/08/2007 - 19:04 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A velha e a vassoura

Numa pequena e prazerosa cidade vi uma cena que me causou espanto. Uma senhora, carcomida pelo tempo, varria o chão do asfalto em torno de uma rótula. Fiquei boquiaberto, estupefato. Parei a fim de perscrutar detalhes.
Ela, coitada, com o corpo arcado, empunhava uma pequena vassoura e trazia dependurado na calça do agasalho um saco plástico. Pacientemente varria o excesso de areia, os pedaços de papel, xepa de cigarro e outros lixos que ia colocando dentro do saco.
Três dias, aliás três noites seguidas, acompanhei o seu trabalho solitário. Na segunda noite ela trouxe uma garrafa plástica com água. Molhava as pouquíssimas e pequeníssimas fendas e buracos no asfalto que acumulavam areia.
Na terceira noite ela me olhou rapidamente e, ao cruzar o olhar, timidamente deixou escapar um "Boa Noite". Aquilo fez com que eu me empolgasse em conversar com ela e saber o porquê daquela esquisitice.
Eu pensava que era somente à noite que ela repetia aquele ritual tão conhecido pelos seus conterràneos. Numa tarde, lá pelas duas horas, ela fazia a limpeza, que iniciava na frente da sua casa, percorria a calçada por uns cinquenta metros, circundava a rótula e retornava. Eu notava que ela aparentava cansaço, não tanto pelo esforço físico despendido naquela tarefa, mas pela idade. Para mim, ela já carregava seus oitenta anos.
Uma semana depois criei coragem e fui puxar uma conversa com aquela senhora simples, solitária e que guardava uma simpatia escondida nas rugas do rosto.
- Boa noite, minha senhora - falei com respeito.
Ela respondeu com um tímido "boa noite".
Perguntei, quase implorando:
- Posso conversar um pouco com a senhora?
Ela,já com um pequeno sorriso, respondeu:
- Pois não, sobre o que você quer conversar?
- Por que a senhora varre a calçada e parte da estrada?
Minha pergunta, a princípio, parece ter assustado. Ela me encarou, mas como deve ter percebido que eu não era um curioso fútil, começou:
- Fui criada no sítio, meu pai era lavrador e nos domingos íamos à igreja. Meu pai era um líder por natureza. Com sua lábia envolvente, trazia os colonos na palma da mão. Os políticos da cidade grande aproveitaram-se disso e o pegaram para cabo eleitoral. Eu crescia e tinha o hábito de varrer a cozinha, os quartos, a sala e por fim o terreiro.
E entusiasmada continuou:
- Meu pai se empolgava com a política e principalmente com a UDN. Quando chegou a eleição para Presidente da República, eu me engajei, fissurada que estava com o símbolo do Jànio Quadros: a vassoura. Ele queria varrer as falcatruas, os roubos, a violência e tudo que atravancava o progresso do país. Na campanha, eu estampava um broche com a vassourinha no peito e carregava uma vassoura de verdade na mão. Conversava com os jovens e até com os mais velhos. Tentava convencê-los de que o melhor era votar no Jànio.
Cada vez mais solta, contou-me detalhes:
- Deixando a política de lado, casei-me muito jovem com um homem da cidade. Ele era muito bom e vivíamos em paz. Tivemos uma filha linda. Eu não perdia a mania pela vassoura. Porém meu espaço foi diminuindo. Já não havia terreiro para limpar. Apenas um jardim, mas eu não gostava de flores. Uma pequena área de piso, ligava a casa à edícula. Ali eu me esbaldava varrendo. Minha filha casou-se e três anos depois o meu velho e único amor veio a falecer. Fui morar com a filha e o genro, minha nova família. Fiquei bastante triste, tanto pela perda do esposo quanto pela diminuição do espaço de limpeza. O apartamento era acarpetado e usava-se aspirador de pó. Depois retiraram o carpete e colocaram taco. Que alegria, recobrei um pouco do meu espaço sagrado. Minha felicidade porém durou pouco: contrataram uma empregada que não me deixava mover uma palha. Restou-me ir para a frente do prédio limpar a calçada. Como não se opuseram, fui estendendo meus limites.
Notando-me perplexo, a velha acrescentou sorrindo:
- Percebi que há alguns dias você me espiona e conhece a minha área de atuação. Essa é a minha história.
Retribuí o sorriso e agradeci:
- Fiquei feliz em conhecer a verdade. Ainda bem que não dei ouvidos aos falatórios. Achavam que a senhora não agia de maneira normal por causa de algum trauma. Agora sei que faz aquilo que gosta. Espero que a rua fique sem a sujeira jogada pelo povo e que o governo varra tudo que atrapalhe a felicidade da nossa gente.
Ela estendeu a vassoura em minha direção e fez um gesto como se estivesse pedindo que eu saísse varrendo junto...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 336 vezesFale com o autor