Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pedofilia em Análise -- 02/03/2003 - 02:40 (Lilian Fonseca Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Entrevista: Doutor José Roberto Paiva



Sexologista do Prosex diz que sites de pornografia infantil são uma praga



--------------------------------------------------

Por Lilian Fonseca Oliveira




José Roberto Paiva é psicanalista e sexologista há 32 anos, diretor e fundador do Prosex (Programa de Reabilitação e Orientação Sexual). Em entrevista concedida ao MURAL ele afirma que sites de pornografia infantil são uma praga, que uma família bem estruturada pode ajudar no desenvolvimento sadio de uma criança que sofreu abusos e que a punição para pedófilos depende, entre outras coisas, do advogado e do dinheiro que ele tem.





Mural – O que é exatamente a pedofilia?

Doutor Paiva – A pedofilia é um distúrbio da conduta sexual, onde o indivíduo adulto sente desejo sexual por crianças ou pré-adolescentes.





Mural – Como é o perfil de um pedófilo?

Doutor Paiva – Geralmente são pessoas bastante inseguras, são pessoas que têm sentimentos básicos de impotência, não impotência sexual, se sentem impotentes diante do mundo, se sentem menos que as outras pessoas. Então a idéia do contato com a criança é a idéia do poder, de ser o mais forte, de ter o domínio da situação, de não ser questionado. E no contato com uma mulher ela vai ter exigências e também tem aquele peso se a mulher já teve experiência com outro homem, "Como é que foi? Será que ele era melhor?". Então tudo isso tem peso.





Mural – Por que, em muitos casos, o pedófilo grava imagens dele abusando de crianças?

Doutor Paiva – Para ganhar dinheiro. A maior parte das pessoas que fazem filmes, na realidade, nem são pedófilos, eles ganham dinheiro em cima disso.





Mural – No caso do doutor Eugênio Chipkevitch ele se filmava. Fora esse lado comercial, não tem o lado da fantasia?

Doutor Paiva – No caso dele, ele se filmava mesmo por fantasia, para poder ver depois e também para trocar, porque existe uma troca de material muito grande.





Mural – Os pedófilos se conhecem?

Doutor Paiva – Não pessoalmente. Existe uma rede muito forte na internet, que é onde a gente briga bastante. Eles trocam mesmo fotos, filmes...





Mural – Nós só ouvimos falar em pedofilia masculina. Existem mulheres pedófilas?

Doutro Paiva – Existem, mas em menor escala. Geralmente os contatos são de caráter homossexual.





Mural – Nesse caso, há agressão?

Doutor Paiva – Não, há a sedução. Porque é diferente, na pedofilia masculina o homem, tanto no caso do homossexual que é o pederasta que vai ter contato sexual com o menino ou com a menina, se ocorre uma penetração, vai existir lesão. No caso da mulher pedófila não. Na maior parte dos casos são carícias, sexo oral...





Mural – Quais são as principais conseqüências para a vida da criança que sofreu abuso sexual?

Doutor Paiva – São uma infinidade, porque depende muito da seqüência, do após a violência, depende da relação com a família. Que tipo de família a criança tem? Que segurança que dão à criança? Mas que ficam marcas, sem dúvida.





Mural – Então, sem uma família estruturada, a criança não viria a ter, por exemplo, uma vida sexual normal?

Doutor Paiva – É, ela iria procurar pessoas em situações onde ela fosse mais dominada. E quando existe uma agressão mais constante, o indivíduo, quando adulto, pode se tornar mais sádico.





Mural – Que artifícios os pedófilos usam para "seduzir" a criança?

Doutor Paiva – Na grande maioria dos casos, o indivíduo pedófilo ou ele é parte da família ou é alguém muito chegado à família, alguém que tem livre acesso na casa. Em muitos casos é um tio, um primo... Fora os casos de incesto, quando é o pai que violenta o filho ou filha. Essas agressões, em muitos casos, também ocorrem em decorrência do alcoolismo.





Mural – Por que a criança não conta para os pais quando ela sofre abusos?

Doutor Paiva – Por medo de punição. Na sedução podem ser usados jogos, o pedófilo pode dizer "Isso é um segredo só nosso". Ele a seduz com isso, com o segredo.





Mural – As pessoas com esse distúrbio não têm noção que isso é errado, que maltrata a criança?

Doutor Paiva – Têm noção, mas é isso que desperta o desejo. Por exemplo, em uma mulher estuprada o que mais excita o estuprador é a mulher não querer. Então quanto mais ela gritar, mais ela pular, mais ela tentar se defender, mais ele vai ficar excitado. O que excita é a sensação de estar dominando, de ser o forte, de ter o poder. Sem considerar o outro aspecto que é bem sexológico, que é a preocupação com o tamanho do pênis. Imagina o tamanho do pênis de um indivíduo adulto em comparação ao de uma criança. Ele se sente mais excitado, mais potente, mais forte.





Mural – O pedófilo costuma abusar de crianças com que idade, quer dizer, existe uma idade preferida por eles?

Doutor Paiva – De 12 anos para baixo. Quanto mais psicotizado for o indivíduo pedófilo, mais ele vai buscar crianças com 4, 5, 6 anos de idade. Geralmente eles têm preferência por meninas com 9, 10, 11 anos, porque elas já têm aquele jeitinho de menina.





Mural – Eles preferem meninos ou meninas?

Doutor Paiva – Meninas, porque a preferência sexual por meninos é quando o indivíduo já é homossexual, ele já tem preferência homossexual.





Mural – Como os pais podem identificar que há algo errado com seus filhos?

Doutor Paiva – A primeira coisa para tudo, o ponto chave mágico de uma criança é a escola. Queda do aproveitamento escolar, afastamento dos amigos, diminuição de atenção. A queda do rendimento escolar de uma criança é sempre sinal de que ela não está bem. E também coisas básicas que mudam na rotina dela. A criança tem o jeitinho dela de convívio no dia-a-dia, mudanças acentuadas são dignas de atenção.





Mural – Como os pais devem agir ao descobrirem ou pelo menos desconfiarem de que a criança sofreu abuso sexual?

Doutor Paiva – O primeiro procedimento é sentar e conversar para que a criança se sinta segura em falar. Depois procurar saber quem foi e daí, dependendo de quem e na posição da família, partir para o procedimento legal. Primeiro sempre procurar um advogado, a polícia é o resultado, a polícia vai cumprir a lei. O ideal é sempre ter um advogado que vai tomar as medidas legais e também para não expor muito a criança e a situação da família.





Mural – Qual seria a pena para um pedófilo?

Doutor Paiva – 3 anos ou mais. Vai depender de quantos casos foram, de como foi, do grau de violência, do advogado que o acusado tem, do dinheiro que ele tem.





Mural – Quando um site de pornografia infantil é denunciado, qual é o procedimento?

Doutor Paiva – A pessoa entra no site de denúncia, o próprio Prosex por exemplo, aí ela põe o endereço do site, não precisa se identificar e nem a gente tem o menor interesse nisso. Então isso é averiguado para ver onde está hospedado, se é Brasil ou exterior, é repassado para a Polícia Federal e eles tomam as medidas legais juntos ao provedor e rastreiam, dependendo do caso, porque é como uma praga. Por exemplo, um ano atrás apareceu um site com fotos bem pesadas de crianças de 4, 5 anos, umas até sangrando, em menos de um mês tinham "trocentos" sites com as mesmas fotos.





Mural – Mas a constituição ainda não prevê crimes virtuais...

Doutor Paiva – Mas a idéia não é nem o virtual, porque para ter o virtual teve que ter o real. Quem só publica pega até três anos e quem abusa, lógico, pega mais. Um é cúmplice e o outro o criminoso.





Mural – Hoje em dia se percebe que há uma preocupação maior com essa causa...

Doutor Paiva – Sim, e o que está ajudando muito, nesse último ano principalmente, é a imprensa. Quanto mais a imprensa falar, mais denúncias haverão.



--------------------------------------------------



Para entrar em contato com o Prosex visite o site www.prosex.org.br.



--------------------------------------------------O jornal MURAL é editado pela Universidade Anhembi Morumbi, onde estudo.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui