Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Portfólio atual do meu caminhar -- 04/05/2004 - 04:17 (Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Trilha sonora atual da minha vida:
Minha vida é sempre enfeitada por música, aliás, minha memória é musical, muitas passagens dela são arquivadas ou relembradas graças aos acordes de alguma canção:
“Índios”- Legião Urbana: Sou da geração Coca-cola, e o Legião será eterno na minha ideologia, Renato Russo foi um dos maiores poetas da sua geração.Essa música sempre teve uma relação direta com as grandes perdas que eu tive na minha vida.Só recentemente reparei em detalhes que hoje me remetem a outras reflexões.
“Os outros”- Kid Abelha: Um grupo cheio de altos e baixos que nunca teve muita ideologia envolvida e apesar disso tem um som e uns dizeres simples e eficazes.Essa música é bem singela e me faz lembrar de uma passagem da minha vida, um dia cantaram essa música para mim e achei muito legal...hoje isso já faz parte da minha história.
“Invisible Touch”-Genesis: Esse grupo é simplesmente o máximo, também com um cara como o Phill Collins no elenco(baterista-vocalista).Essa canção também faz parte da trilha sonora da minha vida e como recordar é viver, sempre estou escutando o que eu escutava anos atrás, sempre fui do tipo que ouço a mesma música umas 10 vezes em seguida, até cansar e esgotar o que ela tem pra me fazer sentir, se um dia eu fizer uma lista das 10 melhores músicas da minha vida essa periga estar nesse top 10.
“My Immortal”- Evanescence : Essa canção tem embalado meus dias, o piano me acalma e as voz suave da vocalista parece acariciar meus ouvidos...a letra é muito bela, aliás essa música certamente vai entrar para a minha história porque irá simbolizar um pouco de 2004, todas músicas que tem piano me cativam, aliás piano é algo que me fascina, quero ter um algum dia, mesmo que eu não saiba como tocar, a simples presença de um piano já me faria feliz.
“Por que”- Otto:Otto é uma pessoa extremamente especial, recentemente assisti a uma entrevista dele no Jô Soares e fiquei encantado com o casal que ele forma com a Alessandra Negrini, uma amor que está sublimado nos olhos dos dois e na barriga dela. A forma como ele canta, me parece ser alguém muito sensível, ele para mim representa algo da alma nordestina desse país, aquele lado nordestino que não é retratado facilmente em novelas ou em livros, o lado lírico e artístico de um povo muito especial desse nosso Brasil.A canção é qualquer coisa de fantástica, parece não ter nexo, mas depois que você ouve umas 5 vezes as idéias dela começam a fluir em você.
“Nuvem passageira”-Ira!- Outro grupo fantástico e que só tem um pecado, uma música meio racista e intolerante que eles fizeram, mas deixa pra lá.Essa canção é baseada num poema de Hermes Aquino e é muito singela, nos convida a sonhar e a pensar no ontem e no amanhã.
Filmes recentes que assisti:
“De passagem”: Muito bom filme que aposta mais em diálogos no que na ação e tem uma frase que ficou na minha cabeça: “ O difícil da vida é que todo mundo tem as suas razões”
“O prisioneiro da grade de ferro”: Apesar de ser um documentário, o achei tendencioso, os presos é que filmaram da perspectiva deles o presídio que foi o mais famoso do Brasil(virou pó), a cena mais marcante é a do pátio do Carandiru a noite tomado por milhares de ratos!
“O Retorno do Talentoso Ripley”: John Malkovich numa atuação majestosa e num enredo cheio de nuances, destaca-se sua atuação e a maestria na construção de um personagem que vive uma das faces da filosofia de Nietzche, “Deus está morto”, a frase perfeita do filme: “Não se preocupe, ninguém está olhando”.
“A janela secreta”: Gosto muito de Johnny Deep, sempre o achei um bom ator e com boas atuações em qualquer papel, até acho que hoje em dia Hollywood tem ficado pequena demais para ele, as formulas repletas de clichês acabam estragando um bom ator.O filme tem um bom enredo embora muito previsível, não vale a pena.
“Alguém tem que ceder”: Apesar de Jack Nicholson o filme não escapa dos malditos clichês dos filmes americanos, acaba ficando muito repetitivo graças a vários finais falsos.
Esse filme só prova que a presença de bons atores às vezes não é o suficiente para salvar um filme ou para torná-lo de boa qualidade. O filme até tem um bom argumento que é o relacionamento de homens mais velhos com mulheres mais novas ou ao contrário, mas acaba se perdendo em formulas fáceis.
“As bicicletas de Belleville” : Uma animação inesquecível, um filme que vai ficar durante muitos anos marcado na minha mente, está certamente entre os melhores do ano que eu assisti.O que eu senti assistindo o filme foi a desconstrução total das tendências dos desenhos atuais da Disney ou da Pixar que apostam na perfeição dos traços e aproximação do real através das técnicas digitais. Nesse filme tudo que você vê é um traço muito mais próximo da caricatura, dos exageros das formas, da deformação da figura dos personagens, da ironia sagaz e inteligente. Cenas do filme que mais me marcaram: Champion(o personagem principal e ciclista) sendo treinado pela avó com um irritante, mas muito engraçado apito.A cena das velhinhas comendo rã num decrépito apartamento(uma direta alusão aos franceses que são ridicularizados pelos seus estranhos hábitos alimentares).O cachorro gordo de pernas finas latindo para o trem que passa na sua janela. Enfim um filme imperdível.
Peça de Teatro:
“Credores”: Com Alessandra Negrini, Marcos Winter e Emílio de Mello. A peça é maravilhosa e a Alessandra está radiante e com um brilho nos olhos que nos iluminam na platéia, grávida de 5 meses ela está mais linda do que nunca.Marcos Winter e Emilio de Mello também são ótimos atores, com uma expressão corporal e presença cênica esplêndida.A peça fala sobre os relacionamentos afetivos de um casal e dos medos, do passado que nos amedrontam e que um dia podem bater a nossa porta e cobrar uma dívida como um credor.O texto é do século 19 e é muito atual, escrito pelo sueco August Strindberg é permeado de sacadas psicológicas e parece ser autobiográfico em relação a Strindberg. Assisti à peça a meio metro do palco, um palco bem baixinho, o que teve um efeito muito legal, a proximidade com os atores dá uma emoção especial.Vale muito a pena e também cada centavo que você paga, ao assistir uma peça de teatro você se emociona e tem certeza que arte é uma das melhores faces do ser humano.
DVD´s
Estou assistindo 2 DVD´s do Charlie Chaplin que são arrebatadores, “Tempos modernos” e “O grande ditador” e me faltam palavras para definir a dimensão que estes filmes tem, só posso dizer que nem o tempo, um dos maiores deuses que existem e que controla quase que totalmente nossa vida, é capaz de torná-los obsoletos e ultrapassados.Chaplin foi um dois maiores seres humanos que já existiram sem sombra de dúvidas, aliás, a vida dele é fascinante, ele faz os humoristas de hoje parecerem ridículos e pequenos com as suas micagens e caretas.O humor de Chaplin é inteligente e de uma profundidade que nos faz mergulhar bem fundo num universo que ainda me era desconhecido.
Livros que estou lendo:
“A águia e a galinha” de Leonardo Boff.Sabe aqueles livros que você ouviu falar a vida inteira e nunca tinha comprado?
Esse é um deles e pelo que já li é algo para se guardar na mente e me fazer uma pessoa melhor. A partir de uma história ele constrói um livro, a águia que pensava ser galinha e agia como galinha, até que um dia voltou a ser águia.
“O que se diz e o que se entende” de Cecília Meireles. Cecília é uma escritora que tem brilho nas palavras e nesse livro de crônicas ele enfeita os nossos olhos e decora a nossa alma com as mais belas crônicas que já li em toda a minha vida. Só conhecia Cecília de poesias e agora que descobri novos sonhos que ela desenha no papel pareço uma criança lendo aquele livro de histórias incríveis que sempre lê antes de dormir.
Cenas recentes que me emocionaram:
Um senhor que andava falando sozinho e falava coisas incríveis, sobre a origem do mundo e a dele, me lembrou Raul Seixas em “Eu nasci há dez mil anos atrás”. Tive vontade de falar com ele, mas não tive coragem.
Estava voltando para casa quando vi uma pessoa magra, muito magra pedindo esmolas...e mesmo contra todos os meus princípios e a dureza de coração que solidifica nossos sentimentos na cidade grande, voltei para trás quando já tinha andado mais de meio quarteirão e depositei algumas moedas...também queria ter falado alguma palavra além das moedas que dei, recebi de agradecimento um “JESUS TE ABENÇOE” e isso me fez lembrar imediatamente das mensagens do mestre Nazareno, voltei o resto do caminho com lágrima nos olhos e com a certeza da minha pequenez diante dos problemas do mundo que me rodeiam.
Bom é isso, ao longo do tempo novos portfólios vão surgir, pois estou em constante mudança, para frente e para o alto sempre.

http://andre.aquino12.blog.uol.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui