Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Bába Áli (Ali Babá) -- 05/09/2007 - 16:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ali Babá

Danuza Leão

VAMOS VER SE eu entendi direito. José Dirceu, chamado por Lula de "o capitão da equipe", mandava e desmandava, como se o presidente fosse ele; indicava pessoas de sua confiança para os altos cargos e tinha uma turma fiel que só fazia o que ele mandava. E quem seria o louco de não cumprir uma ordem sua? Lula, que não gosta de trabalhar, deixava. E não sabia de nada.

Para que o esquema funcionasse, o leque foi se abrindo. Entrou Marcos Valério, Duda Mendonça, Delúbio, e a turma de José Dirceu foi tomando conta do país. O primeiro escàndalo foi o dos Correios, e foi aí que eu entendi por que mandar uma simples folha de papel do Rio para São Paulo, por Sedex, custava R$ 20.

O dinheiro do Waldomiro Diniz saía de onde? Do nosso bolso, claro. E foram aparecendo as CPIs, os escàndalos dos milhões do Banco Rural, de Duda Mendonça, num emaranhado que só mesmo um procurador Geral da República como Antonio Fernando de Souza, se debruçando sobre aquela papelada dia e noite para conseguir entender do que se tratava. Lula continuava não sabendo de nada. Só disse que foi traído e mudou de assunto.

As águas foram rolando e Lula quieto. Sua incapacidade de tomar atitudes é tão grande que dez longos meses se passaram até que ele percebesse que Waldir Pires não era a pessoa certa para Ministro da Defesa -percepção que só teve depois do desastre da TAM. Mas da roubalheira, da quadrilha que se instalou no governo, ele nunca soube. Nem a partir da leitura dos jornais mostrou alguma indignação, pelo menos.

Mais do que natural, já que ele não sabia de nada. E como não sabia de nada, sua popularidade continuava alta. Saiu nos jornais desta semana que existem 22.345 funcionários em altos cargos, e Lula quer nomear mais. Os petistas pagam o dízimo de 10% ao mês, igualzinho às igrejas do Reino de Deus. Mas como vivemos no reino dos homens, que bela caixinha para as eleições futuras. Isso é que é um bom negócio.

Mas vamos admitir: Lula tem excelentes amigos. Tudo que eles fizeram foi para ajudá-lo, e com tamanha generosidade, que ele não soube de nada. Quando as próximas eleições chegarem, o PT já terá rios de dinheiro para comprar votos, e o presidente Lula, mais uma vez, dirá que nunca neste país etc etc.

Uma curiosidade: quem foi o malandro que sugeriu que o ministro Sepúlveda Pertence deixasse o cargo de ministro do Supremo dias antes de completar 70 anos para que o doutor Carlos Alberto Direito pudesse ser nomeado 5 dias antes de completar 65 anos, o que impediria sua posse? Lula não foi, pois ele não tem capacidade para pensar essas coisas. Quem terá sido?

Deve ser bom ter amigos assim, que fazem o trabalho sujo, não contam nada para o chefe maior e deixam para ele só as glórias. Ele, que não sabe de nada.

Mas, agora, não dá mais para Lula fingir que ignora o que se passa, depois da Suprema Corte decidir, por unanimidade, indiciar todos -to-dos- os 40 suspeitos, sem livrar a cara de nenhum. E agora?
Será que o silêncio vai continuar?

Com José Dirceu, eu não me preocupo; a qualquer momento, ele faz uma nova plástica, constrói uma nova personalidade, inventa um novo nome, e continua a vida.

Será que é falta de respeito lembrar de um livro que li quando criança, "Ali Babá e os 40 Ladrões"?


danuza.leao@uol.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui