Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->NÃO DURMA COM LENTES DE CONTATO -- 23/09/2007 - 19:04 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NÃO DURMA COM LENTES DE CONTATO
João Ferreira
22 de setembro de 2007


Hoje vamos preferir uma crónica do quotidiano com base em informações tiradas de jornais estrangeiros.
Nas incursões pelas manchetes da imprensa
latina européia, francesa, portuguesa, italiana e espanhola, em minhas leituras sempre procuro anotar algo que me interessa tentando avaliar a qualidade de vida dos povos que essa imprensa representa. Além da política e da economia, me fixo um pouco no esporte e na filosofia de costumes. Entre os jornais italianos que aprecio estão o "Corriere della sera" de Milão e o "La Stampa" de Turim. São dois jornais de grande nível de informação. Lê-los é para mim um exercício mental que só me traz benefícios. Faz bem à mente, faz bem aos olhos, dá-me informação e mostra-me também as perspectivas do jornalismo italiano se adaptando aos gostos e às necessidades dos leitores. Curto o gosto de ler uma seção do "La Stampa" que se intitula Benessere (=Bem-estar). Leio-a com a vontade de encontrar ali coisas que aguçam minha curiosidade, e ampliam minha aprendizagem e recreio. No "Benessere" de hoje, dia 22 de setembro de 2007, a página é composta de variados detalhes. Em primeiro lugar traz um artigo dedicado à importància da ioga e apresenta uma bela fotografia de praticantes. Noutro canto da página, o jornal destaca a importància das verduras e da fruta dentro do capítulo da medicina natural. E destaca alguns desportos e exercícios físicos, como a medicina mais indicada para prevenir as doenças Cronicas em geral e neuro-degenerativas em particular, como a de Alzheimer. A "atividade física" retarda, diz o joarnal, em cerca de cinco anos o começo dos distúrbios de memória.
Entre as novidades da secção, está, com o título destacado, a recomendação de que nunca se deve dormir com lentes de contato. É um alerta do Hospital Oftálmico de Roma. No caso de insistir nesse comportamento errado, o paciente poderá criar úlceras na córnea. As estatísticas italianas falam de que isso ocorre dentro de uma média de 4 a 20 casos em cada dez mil portadores de lentes de contato.
"Benessere" também destaca que não há melhor exercício para as pernas do que caminhar na praia. Exige esforço, mas é excelente para tonificar as pernas e os glúteos, além de oferecer as maiores vantagens para a circulação. Caminhada veloz por mais de meia hora é melhor logo de manhã ou pela tarde. Para quem está já mais treinado, é bom que faça pelo menos 15 minutos de corrida. Embora custoso, estimula todos os órgãos internos e queima calorias.
Caminhar com água até às coxas é a melhor ginástica para tonificar os membros inferiores, ajudar a circulação e combater as gorduras. A silhueta melhorará rapidamente. É experimentar para crer.

João Ferreira
22 de setembro de 2007
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 444 vezesFale com o autor