Usina de Letras
Usina de Letras
92 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62139 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10333)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A VISÃO COSMOLÓGICA DO POETA -- 01/10/2007 - 23:50 (SALETI HARTMANN) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131103324489803200
O poeta acompanha a História da Civilização de uma maneira que abrange todas as áreas do conhecimento humano, mas de uma forma que somente uma alma muito sensível sabe traduzir.
Na Antiguidade, o poeta era chamado para alegrar os reis e os nobres. Lembremos Davi e os seus Salmos amorosos, falando da Criação e do Criador, entoando suas emoções diretamente ao Pai, como um Filho a evocar o Amor infinito de um Deus bondoso.
Naquele tempo, o poeta era chamado apenas para dizer a sua poesia, mas não era chamado a pregar, nem a doutrinar aos povos, nem era convocado para lutar nas batalhas.
Nos tempos atuais, o poeta tem uma visão cosmológica que lhe permite, também, falar de Deus ( falar a Deus ), mas sem o poder de doutrinar ou de pregar uma determinada religião ou crença. Na sua visão cosmológica, o poeta abrange, em seus poemas, ilustrações sobre Astronomia, Espiritualidade, Geometria, Música e outras áreas, sem, no entanto, ser um conhecedor técnico do que escreve. O poeta é um ser intuitivo, que sensibiliza através das suas palavras, buscando a estética do belo e traduzindo de forma diferente, própria, a imagem que faz do Mundo e do Universo.
Portanto, quem entende a linguagem do poeta, jamais o associará a uma religião, por mais que fale em Deus, por mais que evoque Anjos e Arcanjos. A palavra vira música na sua voz e na alma de quem o compreende.
Há que se falar em engenharia sem ser engenheiro; há que se falar em amor, sem ser psicólogo; há que se falar das emoções humanas, sem ser psicanalista, e há que se falar da natureza sem ser ambientalista.
Apresento-vos o POETA. Jamais um divulgador de crenças e técnicas, mas um produtor de magia, onde as palavras representam a essência da alma humana, que busca vóos mais altos, para muito além das aparências, para muito além dos limites do pensamento concreto.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 365 vezesFale com o autor