Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Dobram os sinos na curva da consciência -- 18/04/2017 - 22:07 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos







Na selva de concreto, caminha  rebanho  de ovelhas sem pastor. Gente de todas as raças, mulheres de todas as taças, miúdas e pequenas trafegam ligeiro em muitas direções. Multidões de veículos  deslizam velozes no negro asfalto. Adiante, um assalto põe a vítima em histérica gritaria. Ninguém para.  Tudo passa apressado na janela da existência, e já não  se tem tempo sequer para um bom-dia ou como vai. A noite cai e guarda em sua sombra a  Pedra da Gávea.
 Passa o tempo, passa o vento...tudo passa.
 A vida passa, passa ligeiro pelo vértice da existência, repousa como a areia deixada pelo vento e descansa em paz. Os rios correm apressados, o regato serpenteia entre montanhas, e descansa na bacia do  mar. Assim também, a alma humana, um dia descansará em paz no oceano das águas criadas. Misturadas criador e criatura, como uma só água pura e cristalina. Longe dali, está. A menina dos olhos não alcança a finitude, tudo é tão belo como aurora que se põe no entardecer. De repente, em versículos, velozmente, a vida passa. Passa a vida, passa o tempo, passa boi, passa boiada, passa o vaqueiro na estrada. Só a saudade não passa.
 A menina passa a vida aguardando ficar moça. Guarda virgindade para o matrimônio, mas o homem é garanhão como um cavalo roncando atrás de uma égua no cio. Vil machismo: o que é pecado para a mulher, não o é para o homem. O dicionário também machista: registra só palavras masculinas, o gênero, se faz à parte. Há também outros livros que protegem o homem. Fala de mãe solteira, e não menciona o pai. Apedreja a mulher adúltera.  É o padrão social. As regras que a sociedade dita. Ninguém reclama, ninguém  grita. Mas no meio do caminho está um ancião de vestes brancas. Ele não atira pedras, e replica: “Mãe não é estado civil.” 

***
Adalberto Lima, trecho de Estrada sem fim...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui