Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Capitanias heredissádicas -- 05/03/2003 - 17:42 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Que me desculpe o leitor mais culto e também os mais simples, já que não existe a palavra heredissádicas. É que resolvi juntar hereditárias com sádicas. O sentido que se propõe é exatamente este, demonstrar que o rei de Portugal deixou um legado estranho a meia dúzia de fidalgos que lhe agradavam mais. Deu a terra e o poder de mandarem no gigantesco e nascituro Brasil, que naquela época ainda era com Z, querendo em troca algumas migalhas(nem tão poucas eram) em troca de fidelidade e certa vassalagem.

Os capitães ou senhores de capitanias tiveram o direito de aprisionar indígenas, explorar e saquear as terras, explorar negros e mestiços no seu intento de arrecadar dinheiro nas propriedades americanas.

Faziam isso com propriedade e crueldade. Cruéis eram por não terem que dar satisfação, e deixaram o legado dos seus desmandos aos milhões de brasileiros e imigrantes que aprenderam a viver no sistema distorcido que comanda a terra até os dias atuais.

Os livros de História só trazem informações técnicas, mas os senhores tratavam com sadismo negros e indígenas, violando os direitos de quem não os tinham, mesmo porque a Igreja Católica não ofereceu sua sagrada proteção aos bárbaros(assim chamados por não falarem as línguas da moda, derivadas do latim e não conhecerem o cristianismo).

O senhores da terra cometeram crimes enormes, domesticaram os negros, mataram, roubaram, e o que é pior, ensinaram suas técnicas para as futuras gerações.

Agora folheamos revistas de circulação nacional e vemos os efeitos do aprendizado heredissádico proliferando nas terras do Norte, após grande sucesso nas outras regiões.

Talvez nos próximos dias surjam discursos e notas de protesto contra os repórteres da revista IstoÉ, que se deu ao trabalho de ficar por aqui durante dias, para produzir um extenso material sob o título Rondônia, terra sem lei.

Mais uma vez. Lamentar não adianta. Talvez esteja na hora de acabar com o sistema de capitanias. Vivemos num mundo que precisa de reformas. As camadas mais pobres da população podem ficar revoltadas um dia e mudar tudo isto sem pedir licença. Os sádicos de hoje podem ser as vítimas de amanhã.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui