Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CONSELHOS DE AGRICULTOR EXPERIENTE -- 19/10/2007 - 21:43 (Rosimeire Leal da Motta) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OBS.: Este Conto faz parte do livro:
"Eu Poético" - Autora: Rosimeire Leal da Motta
Editora CBJE - RJ - Agosto/2007 - Poesia e Prosa.

Este livro "Eu Poético",pode ser encontrado na:
- *"Biblioteca Pública Municipal de Vila Velha - ES".Tel.: (27) 3388-4208
- *"Biblioteca Transcol do Terminal do Ibes - Vila Velha - ES".
- *"Biblioteca Transcol do Terminal de Jardim América - Cariacica - ES".
- *"Biblioteca da Chocolates Garoto (Espaço Cult)
=========================================================================


Obs.: Texto narrado por meu pai, Pedro Sabino da Mota (1912/-)



Para uma colheita sadia, é vital que as sementes sejam plantadas, na lua nova (ou até três dias depois dela). Quando há raiz fraca, brocas, lagartas, etc, é porque foi semeado da cheia para o minguante.

Primeiramente, limpe o terreno retirando os capins e ciscos em geral.

Cave um buraco fundo, se for plantar banana ou café; o resto é raso, por exemplo: feijão, milho, fumo, mandioca, etc.

Para fortalecer a plantação, use estrume de boi ou de galinha ( para ficar forte, adicione fubá de pau, destes que há nas serralherias).

Para plantar o alho: afofe o terreno com a enxada, afunde-o na terra com as mãos e espalhe fubá de pau por cima; não brotará mato e nascerá alho de cabeça grande.

Coloca-se folhas secas encostadas nas plantas, para a terra permanecer sempre úmida, beneficiando seu desenvolvimento.

No momento de plantar, é importante observar a distància entre uma semente e outra: o alho, 02 dedos; a cebola, 03 dedos; o milho (03 a 04 grãos) 03 palmos; o feijão (03 a 04 grãos) 02 palmos; a laranja, 3 metros (árvore muito grande); o eucalipto, 02 palmos; a banana, 3 metros; o café, 2 metros; o fumo, 02 palmos; a mandioca, 05 palmos. O arroz, 01 palmo (plantar num lugar que tenha água próxima; após crescer 02 palmos é necessário molhar bastante; para colhê-lo, faça-o ao alvorecer, às cinco horas, pois há vários passarinhos que comem a colheita... e a de milho também).

Para o chuchu, o maracujá e a uva, é essencial fazer estaleiros para que eles criem ramos por cima.

Regue em dias alternados. Se molhar de manhã, a água evapora logo; porém, de tardezinha, a raiz cresce porque a noite toda é fresca com a terra umedecida.

O cacau e o café devem ser plantados no tempo chuvoso, igualmente o feijão, milho, laranja, limão, banana. No verão, prepara-se a terra e no inverno é que se planta.

A região com areia branca só serve para cultivar feijão e milho. Cava-se um buraco fundo, joga-se esterco bovino, a semente e depois mais adubo. Não misturar com a terra.

Terra preta e barro vermelho são adequados para o plantio.

O solo seco (mata vermelha, terreno não viçoso) é apropriado para plantar cravo e canela, plantações que não tenham tronco grosso.

© Rosimeire Leal da Motta.


OBS.: Esta Crónica faz parte do livro:
"Eu Poético" - Autora: Rosimeire Leal da Motta
Editora CBJE - RJ - Agosto/ 2007 - Poesia e Prosa.


Página Pessoal: http://www.rosimeiremotta.com.br/

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui