Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Caiu a forca -- 18/01/2001 - 18:28 (Rosângela Scheithauer) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caiu a força...

(Rosàngela Scheithauer)



Não sei se em todo o Brasil é assim, mas lá na cidade onde nasci, quando ficávamos sem energia elétrica dizíamos: caiu a força!

Aqui na Áustria isso raramente acontece. Outro dia, porém, alguma coisa extraordinária deve ter acontecido na rua onde moro causando a falta de energia elétrica por quase duas horas.

Nada a fazer, comecei a pensar ao acaso e cheguei a como nos habituamos rapidamente com aparelhos domésticos, máquinas, computadores e afins.

Já estava consciente de não poder usar o computador, nem ferro de passar, ouvir um CD, tampouco colocar a roupa na máquina de lavar. Não pensara na quantidade de coisas impossíveis de serem feitas devido ao "blackout".

Tomar um cafézinho: a cafeteira é elétrica.

Secar os cabelos, passar aspirador de pó, descongelar a carne para o jantar ou esquentar o leite (até o fogão é elétrico!).

Lembrei-me do fogão a lenha de Dona Natália, já falecida, de quem guardo belas e inesquecíveis recordações da infància. Recusava-se a usar outro fogão, pois dizia "essas coisas novas não trabalham direito!". Como era gostosa a comida alí preparada!

Quando mudamos para este apartamento, escolhi uma cozinha funcional. Investimos alto em aparelhos domésticos e outras excentricidades. Para que? Sem energia elétrica a "funcionalidade" dela é igual a zero.

Lembrei-me também do abridor de latas de mamãe, parece uma chave de metal com uma pontinha para encaixe na lata. Quanta saudade...O meu é elétrico, portanto, nem a lata de tomates, planejada para o espagueti, poderia utilizar. Na próxima vez que for ao Brasil preciso me lembrar de trazer um abridor "normal".

Envolvida em pensamentos fui à cozinha querendo tomar suco de laranjas. Inconscientemente cortei três frutas ao meio e pressionei-as contra o espremedor. Nada aconteceu! Claro, o espremedor também é elétrico. Cadê aquele outro, de plástico bem baratinho, comprado no Brasil numa daquelas lojas de R$1,99? Devo ter me desfeito dele por achar maior praticidade no elétrico. Acabei optando por um copo d´ água com um pouquinho de açúcar, a antiga fórmula de calmante usada por vovó. Funcionou! Como, aliás, tudo antigo parece funcionar melhor.

Mamãe, me mande um abridor de latas, por favor!




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui