Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->É culpa da mulher dele -- 18/01/2001 - 18:31 (Rosângela Scheithauer) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É CULPA DA MULHER DELE

(Rosàngela Scheithauer)



Escritora é fogo, basta achar-se visada por alguma coisa que vai correndo pegar na caneta - e isso tem que ser feito na hora senão a raiva passa e a crónica não sai com a mesma intensidade.
Analisem esta situação: ontem fui a uma reunião de pais e mestres na escola de minha filha. Não sei como são essas reuniões por aí, mas aqui é uma chateação pois as mães são atendidas na base do "primeiro a chegar, primeiro a ser atendido" e as que não chegam primeiro acumulam-se em um corredor à porta da sala de aula e ficam aguardando sua vez como num consultório médico. Única diferença é que nem revistas prá ler tem!
Notaram que eu só mencionei "mães" aguardando pacientemente na fila? Pois é, aqui tem essa também: só as mães vão a essas reuniões de "pais" e mestres. Já pensei até em sugerir que mudassem o nome para reunião de mães e mestres mas achei melhor deixar prá lá.
Lá estava eu aguardando bem comportada quando não pude deixar de prestar atenção à conversa de duas mães ao meu lado. Uma dizendo para a outra:
"Imagine que lá no escritório onde o meu marido trabalha tem um cara tão sujo e mal-arrumado que todo mundo anda comentando. Com certeza deve ter uma esposa porca que não cuida bem dele pois os colarinhos de suas camisas estão permanentemente sujos, ele cheira em baixo do braço, não corta as unhas, é uma calamidade!"
Achei o cúmulo que nos olhos das mulheres a culpada é a esposa do cara! Ela é a responsável pela sujeira do marido? Ah! essa não!
Concordo que a responsabilidade da dona-de-casa seja lavar as roupas da familia, mas de maneira alguma fazer com que o marido se lave. Isso é responsabilidade dele próprio, oras bolas! Afinal, a água serve para beber e lavar, não?
Lí recentemente em um jornal austríaco que a juventude de hoje não cuida bem da higiene pessoal, havia até uma estatística do número de dias "ao mês" destinados ao banho. Fiquei boquiaberta pois lá estava provado que em média os jovens tomam banho na base de 4 a 8 vezes ao mes, o que significa um pouco mais que uma vez por semana. Cruzes! Os meus filhos não fazem parte desta estatística.
Ainda bem que aqui na Áustria temos mais inverno que verão senão meu pobre nariz sofreria muito - já imaginaram o cheirinho dentro de um metró lotado com este tipo de gente? (ou melhor, aqueles da tal estatística - não vamos generalizar, né?). E já imaginaram o que não sofrem os médicos quando tem que examinar esses pacientes? Na certa necessitam daquelas máscaras brancas não por questões de prevenção contra vírus e sim contra odores maléficos.
Pois bem, voltando ao assundo das duas mães culpando as pobres das esposas, será que esses homens não são capazes de fazer sua própria higiene sem a ajuda da esposa? Lembram-se que quando pequeninos a mamãe lhes ensinava a sentar no piniquinho, fazer suas coisinhas, lavar as mãozinhas? E lembram-se que a mamãe mandava ir tomar banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, colocar a roupa suja no cesto? E será que esses homens não se lembram que quando começaram a namorar usavam desodorante, passavam perfume Brut ou Paco Rabanne para impressionar a namorada, usavam a melhor camisa lavada e passada pela mamãe?
Conclusão: isso tudo eles aprenderam com a mãe deles!
E agora vem culpar a nós, esposas?
Deveriam então dizer: "o cara deve ter tido uma mãe bem relaxada que não lhe ensinou os princípios de higiene pessoal" - isso sim!
Ah! e daí aproveitem para fazer uma análise de consciência e já hoje à noite antes de mandarem as crianças para a cama controlem se elas tomaram banho e escovaram os dentes direitinho! E durmam com a consciência tranquila.


.........

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui