Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MULHER - DA ANTIGUIDADE AOS TEMPOS MODERNOS -- 08/03/2003 - 01:45 (JAQUELINE ALENCASTRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Mulher mãe, mulher avó, mulher tia, mulher madrinha, mulher sempre mulher...

O que dizer do sexo feminino em uma data tão especial... são muitas as vitórias conquistadas, o espaço almejado na área profissional, onde até então tinham em seus currículos as horas atrás do fogão, as horas no lavar de louças, no lavar de roupas, no vai e vem das vassouras, no trocar de fraudas, na sensibilidade diante das fragilidades de seus pequeninos filhotes, onde seu principal papel era o de dona de casa prendada e mãe zelosa.

Mulheres lutadoras, guerreiras mesmo, tinham seus 10 e 15 filhos, os protegiam e os educavam, enquanto seus maridos iam para o campo de batalha em busca do pão de cada dia.

A praticidade ainda não estava ao seu alcance, como máquinas de lavar roupas, louças, fornos microondas, aspiradores de pó, enfim, tudo que torna o dia a dia da mulher dos tempos modernos mais prático e menos estressante. Alias estresse, acho que não havia naqueles tempos, mesmo não tendo a tecnologia por perto, elas encaravam a vida com mais leveza... lembro-me da minha avó dizendo que não havia fraudas descartáveis, utilizam fraudas de pano, imagine tendo que lavar as fraudes todos os dias para que pudessem ser reutilizadas, de certo modo, era uma época difícil, sofredora, mas havia o laço familiar, que nos tempos modernos se rompeu.

Os tempos foram passando, e as mulheres não somente encontravam-se a frente dos afazeres domésticos, mas também com enxadas em punho indo juntamente com seus maridos para o campo de batalha.

A vida para essas mulheres foi ficando cada vez mais difícil, mas ao mesmo tempo um espaço estava sendo aberto diante do horizonte desconhecido.

As oportunidades foram aumentando a medida que novas mulheres sentiam a mesma necessidade, de juntar-se aos seus maridos na luta e não deixar que faltasse o pão de cada dia. Neste momento as enxadas foram trocadas pelas tecnologias que se aproximavam, encontradas nas fábricas de tecelagem, confecções, manufatura,... o desconhecido não mais detinham as mulheres.



Breve relato das mulheres de antigamente... mulheres que diante de tanto sofrimento, abriram as portas para que os tempos modernos chegassem o quanto antes as mulheres que hoje somos - mulheres que estão a frente dos afazeres domésticos, mães zelosas, mulheres profissionalmente realizadas.

Devemos a elas todo o espaço hoje conquistado e mantido por nós.

As mulheres dona de casa, as mulheres da enxada, as mulheres informatizadas, enfim, as mulheres que encontram-se hoje nos campos de batalha em busca do seu pão de cada dia, PARABÉNS!!!







** 08/03/2003 - Dia Internacional da Mulher **





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui