Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62288 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->APRENDER SEMPRE. O LEMA DOS MODERNOS PENSADORES. -- 09/03/2003 - 12:16 (Welington Almeida Pinto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
005 - Educação Continuada

Welington Almeida Pinto

.............

* Quem gosta de saber das coisas está em constante movimento, impulsionado pelo desejo indomável de correr atrás de tudo que é novo, principalmente se adepto e aplicado praticante da educação continuada.

O princípio da educação continuada é tão importante no mundo de hoje que os especialistas em projetos de educação afirmam: os estudantes só terão bom desempenho quando professores e outros profissionais envolvidos no processo educacional também estiverem empenhados em aprender cada vez mais.

E acrescentam: o melhor lugar para a capacitação do Professor é a própria Escola onde trabalha - o cirurgião determinado em crescer na profissão melhora sua técnica assistindo colegas mais experientes em ação no hospital.

Competências para Ensinar

O educador brasileiro, convencido de que está na hora de rever sua posição, terá que enfrentar inúmeros desafios na preparação de seus alunos para um futuro mais competitivo, sabendo que, entre outras competências, deve envolver os estudantes em suas aprendizagens e, sobretudo, substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une, como ensina o pensador francês Edgar Morin.

Piaget prega a substituição da escola verbalista por uma escola voltada para o pensamento, oferecendo ao aluno base firme de uma inteligência madura e ativa, capaz de enfrentar as múltiplas transformações políticas e sociais do mundo moderno.

O ideal é que a Escola incorpore uma plataforma sólida de capacitação na própria sede, objetivando, em primeiro lugar, o espírito de cooperação entre os professores interessados em aprender a aprender. Assim, o educador terá à sua disposição eficiente laboratório para selecionar, interpretar e utilizar informações sobre a ciência da educação, métodos e programas, o que é imperativo nos dias de hoje em que prevalece a renovação continuada do conhecimento.

O professor de Educação da USP, Júlio Groppa, defende que a verdadeira formação contínua se dá quando, juntos, os profissionais da educação se dispõem a construir consensos éticos sobre o que é educar num contexto democático.

O sociólogo suíço Philippe Perrenoud reforça: competência em educação é mobilizar um conjunto de saberes para solucionar com eficácia uma série de situações. E o espanhol César Coll completa: um plano curricular precisa satisfazer, de forma articulada, todos os níveis de funcionamento de uma escola.

A Educadora Heloisa Cerri, também consultora pedagógica da Fundação Vitor Civita, conclui que ... precisamos assegurar 100% desse direito aos professores, pois a graduação inicial não garante uma qualificação completa a qualquer profissional.



Um alerta

Ações que exigem pressa Há muito, a educação brasileira agoniza no CTI, proporcionando ao país uma significativa parcela de jovens desajustados e infelizes.

O Brasil, no final do ano passado, entre 32 países participantes, ocupou a última posição nos testes aplicados nos seus alunos pelo PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos. No limiar do Século XXI, outro triste resultado: ocupou a 76ª posição no IDH - Índice de Desenvolvimento Humano* , que avalia a qualidade de vida oferecida aos cidadãos.

Quadros que podem explicar outro índice assustador: nas prisões brasileiras, de cada 10 reclusos, 7 têm menos de 25 anos, jovens que, pela falta de boa escola, caíram na delinqüência e foram atraídos pelo crime organizado.

Recentemente, outro susto: uma pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Pscotrópicas mostra que 48,3% de nossos adolescentes, dos 12 aos 17 anos, fazem uso de álcool. Destes, 5,2% são dependentes.

O educador canadense Michael Fullan conclui que não há dúvida de que o trabalho dos educadores deve mudar dramaticamente se quisermos ter alguma chance de construir algo capaz de contribuir para o desenvolvimento pessoal e social.

Livros, a Base de Tudo.

A capacitação passa pela leitura, é claro. Sem bons livros à disposição do Professor e dos alunos não se pode imaginar uma sociedade disposta a aprender continuadamente.

Professor que constrói sua base de conhecimentos através de uma boa literatura, receita o mesmo aos seus alunos, como o grande segredo para adquirir habilidades e controlar a vida. No século XVI, o filósofo Giambattista Vico já defendia: só podemos conhecer aquilo que construímos com as mãos ou com a cabeça.



** O Canadá foi o primeiro colocado. Os Estados Unidos, oitavo lugar. Nesses países, o salário médio variava de 4000 a 5000 dólares para Professores da rede pública – educação básica. No Brasil, um Professor ganhava 200 dólares para exercer as mesmas funções.

** Welington Almeida Pinto é Escritor, Jornalista (08124/JP-MTE). Autor, entre outros livros, de Santos-Dumont, No Coração da Humanidade. Ver a realação de seus livros nos sites www.welingtonpinto.kit.net e www.ieditora.com.br * E-mail: welingtonpinto@globo.com





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui