Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PESSOAS QUE "TOCAM" O PENSAMENTO -- 09/03/2003 - 14:29 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PESSOAS QUE "TOCAM" O PENSAMENTO



Maria do Carmo Mendes - CLAP (www.clap.org.br)





Toda vez que pensamos, exteriorizamos o pensamento através de movimentos mínimos, involuntários e inconscientes de nosso corpo. Qualquer pensamento reflete-se na pele, por exemplo. Ao menos inconscientemente, todos somos capazes de perceber aqueles movimentos. Mas, se os percebemos, não podemos conhecer os pensamentos mesmo?

Uma das formas de captação desses mínimos movimentos é o contato corporal. Nem todos são captados por contato. Alguns o são através da visão, audição, juntamente com o contato. Nem todos são percebidos pelo consciente. Muitos permanecem no inconsciente.



Quando fala dessa forma de captação dos sinais, o padre Oscar Quevedo realiza demonstrações por ele humildemente classificadas como folclore. Numa delas, estando de costas para a platéia, ele pede que dois desconhecidos espectadores encenem um ato: um finge matar o outro e esconde a arma. O padre, que nada viu, pede que outro desconhecido assistente ofereça-se para ajudá-lo a encontrar o assassino, a vítima e a arma. Segura a mão do colaborador e, à frente dele (para não ser conduzido), dirige-se aos lugares na grande pláteia (em geral distantes um do outro para dificultar a operação) onde estão quem matou, quem morreu e a arma utilizada. Então é aplaudido, porque acertou.



O sucesso da busca baseia-se na interpretação certa dos movimentos involuntários, inconscientes e mínimos, correspondentes aos pensamentos do colaborador (que sabia onde estava o que se procurava), cuja mão o padre manteve segura. Os colaboradores sempre garantem que nada indicaram. Mas sem que o desejassem, indicaram.



É claro que essa demonstração do padre Oscar Quevedo não é um fenômeno parapsicológico. Ele não é um sensitivo, nem deseja sê-lo. O padre tem a técnica e o treino para perceber os sinais que o colaborador sem querer lhe vai passando. Algumas pessoas, porém, sem técnica e sem treino, percebem os sinais por meio do contato corporal e interpretam o pensamento que os provocou. Isso acontece porque naquele momento a percepção inconsciente dos sinais aflorou no consciente dessas pessoas. É o fenômeno parapsicológico de adivinhação do pensamento através do contato corporal. Chama-se cumberlandismo. O nome vem de Stuart Cumberland, talvez o primeiro que o descobriu e estudou.



A possibilidade de captação dos sinais ou reflexos através do contato corporal pode dar preciosas indicações aos médiuns espíritas quando estão na hipersensibilidade do transe. A corrente que os participantes fazem em algumas sessões seria o veículo pelo qual um deles passaria ao inconsciente do médium as idéias que ele deve comunicar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui