Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A "Véa do Fogo" -- 19/11/2007 - 11:00 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A "Véa do Fogo" faz parte da galeria dos exóticos de Picos que conhecemos a partir dos anos sessenta.
A história das personagens esdrúxulas da região de Picos sempre termina com a morte dos personagens, isso não é nenhum artifício literário, é apenas e simplesmente reflexo de um fato social brasileiro - o reconhecimento e a homenagem somente a pós a morte.
Quem sabe, exatamente, o nome verdadeira da "Véa do Fogo"? Talvez Diassis, pra quem ela com mais de cem anos fez uma colcha de retalhos e lhe deu de presente. Talvez se chamasse Francisca, pois atendia pelo nome de Dona Chica ou quem sabe, Francisca do Nascimento. No tempo da escravidão, os patrões é que davam nome aos escravos nascidos na casa. Para não vinculá-los a algum laço familiar, davam-lhes os nomes, Nascimento, Santos, e outros. Do mesmo modo que nos Estados Unidos ocorria aos Thompsons e Jacksons. Mas o apelido, "Velha do Fogo", nem os íntimos podiam falar.
Dona Francisca era de cor negra, filha de escravo e escrava até os doze anos de idade. Quando se perguntavam quantos anos ela tinha, respondia de forma enigmática:
- Não sei quantos anos tenho, mas no ano dos três oitos eu tinha doze anos. Referia-se à Lei Áurea de 1888 e à sua libertação aos doze anos de idade.
Seu apelido remetia ao próprio modo com que se apresentava. Não pedia esmolas, mas qualquer pessoa que a conhecesse, sabia de suas necessidades e já lhe estendia a mão com uma moeda. Como forma de agradecimento, ela dançava e cantava alguma música em uma língua desconhecida, pingando fogo e falando de sua vontade de casar-se. Acredita-se que nunca se casou, porque jamais falou de algum falecido marido, mas falar em arranjar marido, era o assunto que mais lhe agradava.
Dava muita atenção quando abordada por um conhecido ou mesmo estranho, mas quem a chamasse de "Velha do Fogo" tinha que se afastar do alcance de sua bengala, senão o cacete comia, nas pernas no lombo... onde ela pudesse acertar uma bengalada...
A Velha do Fogo viajava a pé de uma cidade a outra, com um pano amarrado na cabeça, em forma de manto, e, vestida com roupas que iam do pescoço ao tornozelo. Muito limpa e cheirosa, a velha não tinha cheiro de perfume de frasco, mas apenas e simplesmente de limpeza, de sabão de oiticica ou coco. Morreu na década de oitenta, com aproximadamente 104 anos, mas não se sabe com certeza se morreu. Saiu um comentário que a onça havia comido a "Velha do Fogo!" Comer o quê? O corpo, supostamente dela, estava intacto, nem fera e nem abutre ousou banquetear-se, nem mesmo os vermes. Foi encontrado um corpo, só o couro e o osso, debaixo de uma árvore entre Picos e Ipiranga no Piauí. Provavelmente da "Velha do Fogo", porque há muito tempo não carregava o peso de carne nas costas. Transportava sobre suas pernas cambotas apenas uma pele escura que lhe revestia o canastro, quase sem nenhuma carne. Não havia carne para dar aos vermes, portanto, não havia cadáver, uma vez que cadáver significa carne dada aos vermes.
A velha sabia de reza braba. Cobra e nenhum outro animal a atingiria. Morreu de fome ou sede, as duas coisas juntas ou nenhuma delas. Morreu com peso da idade, se é que morreu ou ainda continua pingando fogo por aí afora.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui