Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->MAXACALIS (miniconto) -- 04/01/2018 - 11:34 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Apinajé sentia saudade de Bico do Papagaio, outrora, terra e domínio de seus ancestrais Maxacalis. E perguntava ao marido:
— Quantas luas homem branco gasta, montado em seu cavalo-de-ferro, daqui da beira do Juramento até Goiás?
— Sê besta, mulher. Que loucura é esta? Morcegar traseira da vespa de Vespasiano com uma barriga deste tamanho?
Sucedeu que a índia não voltou a ver seus antepassados. Sempre ocupada, a mulher do vaqueiro levantava no cantar do galo e dormia quando a galinha branca subia ao poleiro. Nos intervalos do almoço e do jantar, fazia bolo, pão caseiro, e torta para a Sinhá. Varria o terreiro da madrinha e molhava a horta do patrão.  E por tudo isso,  recebia  como paga apenas o bafo da terra. Além da serra, muito além do tucunzeiro, a índia fora acuada por cães perdigueiros, e apanhada pelo laço do vaqueiro Onofre do Borá.  Ela viveu no anonimato, ainda assim, deu nome ao marido Onofre de Apinajé, e em dores de parto deu-lhe também Chanana Tupixá, a última flor do laço conjugal. Apinajé fechou os olhos. E naquele mesmo ano  em que ela morreu, a filharada debandou-se. Dois caburés de cabelos grossos, corridos, corriam na mata, feito filhotes de perdiz, guiados pelo mais velho que tinha na cabeça o mapa geográfico da tribo Maxacali. Sem temor nem medo, os filhos da índia mergulharam, mata adentro, gerais afora, e depois de muitas luas, por instinto selvagem, fizeram contato com seus ancestrais e lhes deram notícias da morte de Apinajé. Contaram das festas de homem branco e das músicas que a mãe nativa tocava em honra a seus antepassados. Após isso, anos-luz se passaram no calendário de uma pulga. E, longe da serra, das terras em que  Corina sepultou o próprio coração, seu corpo insepulto, representa apenas um vulto do que era antes. Ali, naquele agora, ela dialoga com o passado. Arruma o presépio no canto da sala na casa da Tijuca. E sorri, e  chora ao recordar-se da fazenda Campo Grande. 
Era Natal do ano de mil e novecentos e setenta e tantos. 
 ***
Adalberto Lima, fragmento de "Estrela que o vento soprou"
 
Adalberto Lima
Enviado por Adalberto Lima em 04/01/2018
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui