Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIA DA MULHER-DIA DE FESTA? -- 11/03/2003 - 08:04 (ROSAPIA (veja página 2)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DIA DA MULHER-DIA DE FESTA?

(Artigo publicado a 08/03/2002)



Todos os anos a mulher é fartamente festejada no dia 8 de março. A mídia se encarrega do barulho maior. E ele continua pelas ruas, grupos que se organizam e, em pontos estratégicos, entregam botões de rosa às mulheres que por um motivo ou outro chegam àquele ponto. O dia é lembrado em escolas, em grupos feministas, nas famílias. Neste dia exaltam-se as grandes conquistas da mulher nos últimos anos, discutem-se os muitos pontos de desvantagem que a mulher tem em relação aos homens, assim como o massacre da violência que a atinge declarada ou disfarçadamente. Depois, tudo volta ao normal, a mídia se cala após a meia-noite, ninguém mais se lembra da mulher, de sua luta, de seu papel no mundo e na família. Os fatos importantes que foram levantados ontem voltam para a gaveta à espera de nova discussão no ano que vem... Quem sofria violência certamente não teve tréguas nem no chamado seu dia e vai continuar da mesma forma por mais um ano.



Confesso que não tenho grande entusiasmo pela instituição dessa data. A própria instituição de uma data especial já deixa declarados a segregação e o preconceito. Ela já foi instituída como forma de compensação pelo massacre que a mulher sofreu secularmente. Se não é por isso, por que ninguém nunca se lembrou de instituir o dia do homem? Simplesmente porque o machismo acha que o homem é tão mais, tão superior, que não precisa ter um dia. O machismo acha que dia do homem são todos os dias.



Não nego todas as conquistas das mulheres nos últimos tempos. E não apenas não nego, mas louvo. Cada conquista foi resultado de uma luta que a própria mulher empreendeu em defesa de seus próprios direitos. A mulher saiu a campo, ergueu corajosamente a voz, mostrou as injustiças, reivindicou direitos, ocupou seu lugar de pessoa, não porque é mulher. E a luta continuou, talvez nunca termine, pois a luta é contra um machismo tradicional eternamente alimentado por uma sociedade viciada que vê o homem como ser superior. E essa sociedade é composta por homens e mulheres que exercem o machismo de forma natural, como se fosse impossível mudar um mundo nele consolidado.



Sinceramente, não consigo participar da festa de hoje. Não, enquanto estiver assistindo à continuidade da injustiça a que a mulher é submetida. Não enquanto vir a própria mulher educando seus filhos para o machismo: os meninos para a glória e as meninas para a submissão. E isto é provado por frases tão comuns no ambiente doméstico: “ele pode porque é homem”, “homem não chora”, “ele desarruma e a menina arruma”, “o menino pode chegar tarde, não a menina”, “eu vou contar pro teu pai”... A mulher confirmando, no dia a dia, sua aceitação da inferioridade. Isso no doméstico. Fora dele os fatos tomam proporções assustadoras. E sabemos que isso não vai mudar enquanto homens e mulheres não se olharem como seres complementares e não concorrentes, com méritos iguais e iguais direitos. Enquanto as mulheres tiverem que se sobressair em qualquer setor para ser respeitada e não simplesmente porque todos os seres humanos merecem respeito.



Por mim, dispenso as homenagens. Quero ser mulher e mulher cada vez melhor, todos os dias. E quero ser homenageada todos os dias porque sou uma pessoa que luta e que conquista e não por um detalhe genético que determinou meu sexo à minha revelia.



Para reflexão de homens e mulheres, deixo este magnífico poema.




MULHER LONGEVA



(Renata Pallottini)



Quando nasceu menina

O pai disse: "que pena".

Cresceu apesar disso,

Uma criança morena.



Conseguiu completar

O quarto ano do grupo.

Ajudava na casa.

E se acabou o estudo.



Casou jovem e virgem.

Não lhe valeu de nada.

Fez docinhos caseiros,

O marido a espancava.



Também fez seus 3 filhos.

Para não fazer mais

Aceitou coito oral,

Aceitou coito anal,

Aceitou coito anual.



Hoje, aos setenta anos,

Faz fila em hospitais,

Recebe uma pensão

De cem reais mensais.



E está aí, sobrevivente,

Incomodando o Presidente.



(Extraído da Agenda da Tribo do ano 2001)



Fale com o Autor



Ao escrever, indique o texto a que se refere.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui