Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Nossa luta -- 24/11/2007 - 10:29 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nossa luta

Fernando Zocca

Quando nasci em setembro de 1951 meus pais moravam na casa da minha avó paterna Amábile Pessoto Zocca, onde moravam também L.Z.D.L, seu marido J.D.L., seus filhos A. D.L e R.DL.
Congregava também esse grupamento familial meu tio B.Z., bêbado por natureza, formado no Zanin, e que vivia ao léu, desocupado, mamando cana nos bares da redondeza.
Outro maluco furioso, cachaceiro, e dado ao carteado R.Z era casado com a professora E.B.Z.; ambos tinham relacionamentos com professoras que atuavam no Grupo Escolar Barão do Rio Branco e no Ginásio Jerónimo Gallo, onde estudamos.
O imóvel situado na esquina das ruas Benjamin Constant com a Ipiranga foi alugado por B.Z. a M.C., que era foguista da Estrada de Ferro Sorocabana, também colega de copo. Eles conheceram-se num bar, onde nasceu o contrato de locação.
Mas durante nossa vivência no cortiço formado pelo ajuntamento das muitas famílias, e eu ainda estava num estágio pré-verbal, numa vacilada de minha mãe, cai do seu colo.
Se não me engano, acabara de mamar e estava no ombro da D.B.Z., que fazia-me arrotar, quando fui derrubado lá de cima fraturando a omoplata, a escápula direita.
Em decorrência da fratura, fui levado à Santa Casa onde nos aplicaram o gesso. Todos os trabalhos posteriores de fisioterapia e massagens foram feitos por um homem muito conhecido naquele tempo, chamado Peixe.
Parece-me que esse incidente teria motivado nossa mudança para a casa da rua Benjamim Constant, onde hoje é um consultório dentário.
E se não me falham os neurónios sofridos, uma discussão ferrenha na noite do dia 24, véspera do Natal, teria determinado a segregação dos meus pais e seus filhos dos demais membros da família.
A coisa era mesmo violenta.
Meu avó, conforme contava a professora aposentada M.C.A., filha de I.Z.A. e C. A. era fascista. Ele admirava tanto a Benito Mussolini (Forli, 29-07-1883 - Dongo, 28-04-1945) que tinha até um busto do político adornando a sala e colecionava dinheiro italiano daquele tempo. O emblema do fascismo era um feixe de varas.
J.C.Z faleceu em 1943 muito antes do seu ídolo Benito e a amante Clara Petacci serem assassinados pelos partigiani (guerrilheiros) num posto de gasolina perto do lago de Como.
Benito e Clara antes de serem mortos foram torturados e humilhados; tiveram seus corpos desnudos e pendurados de cabeça pra baixo num outdoor do posto de gasolina.
Como todo mundo sabe, J.C.Z., Getúlio Vargas e quase o Brasil inteiro, naquele tempo, eram adeptos do Fascismo, nutriam simpatias pelo Fuher e o III Reich.
Como todo mundo sabe também, Getúlio Vargas só mudou de opinião, passando para o lado dos aliados (Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética), depois que ganhou de presente, dos norte-americanos, a usina de Volta Redonda.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui