Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Élio Gaspari, Geisel, Lula e petróleo -- 27/11/2007 - 15:46 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Elio Gaspari trouxe um debate sobre o petróleo.

Diz ele em determinado ponto:

"Na noite de 5/11/1974, faltando dez dias para uma eleição que renovaria a Càmara e o Senado, o presidente Ernesto Geisel reuniu-se com um grupo de técnicos da Petrobrás no Palácio da Alvorada. Soube que as notícias eram boas, mas decidiu adiar o anúncio da descoberta (poço em Campos). Geisel não queria correr riscos nem ser acusado de achar petróleo para ganhar eleição. Abertas as urnas, o MDB legeu 16 dos 22 senadores. [...] Em 2006, quando Nosso Guia comemorou a chegada do Brasil à autosuficiência de petróleo, o general Geisel, bem como os governos seguintes foram varridos para baixo do tapete. A máquina de propaganda PETROPETISTA produziu uma patranha, sugerindo que, sem Lula, não haveria autosuficiência. A província descoberta em 1974 produz hoje 80% do petróleo e gás que o Brasil explora".


Obs.: Ou seja: desde Geisel, todos os presidentes "descobriram" apenas 20% do petróleo hoje explorado pelo Brasil. Desses 20%, quanto se deve a Lula, que, mentirosamente, disse que o país havia se tornado auto-suficiente em seu governo? Como auto-suficiente, se ainda importa petróleo do norte da África? Quanto ao Campo de Tupi, não passa de uma notícia requentada pelo Pinóquio do Planalto Central, pois o campo - ainda sem estudos definitivos sobre o volume de reservas e viabilidade técnica/económica - já havia sido descoberto em 2005 (F.Maier).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui