Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sorocabês: O idioma de Sorocaba -- 28/11/2007 - 12:56 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como se comunicar em Sorocaba

Deusolivre - Termo utilizado largamente em todo tipo de conversa, expressa afirmação negativa categórica. (Ex: Deusolivre que eu vou no cemitério a noite!!!)

Xééé - Nem pensar, de jeito nenhum, de forma alguma.(Ex: Você vai trabalhar Domingo ?? - Xééé!!!)

Óia- Olhar algo, veja, preste atenção.(Ex: Óia só que coisa !!!)

Úia - Olhar coisa ou pessoa interessante, chamar atenção para algo especial. (Ex: Úia que belezura!!!)

Cornetear - Falar alguma coisa de outra pessoa, algo parecido com "fofoca". (Ex: O Marcio estava Corneteando o Fábio ontem).

Rodei a baiana - Expressão que representa um momento de nervosismo.(Ex: Ele me deixou tão atarantada que eu rodei a baiana!!!)

Póde Erguê - Não vou fazer, nem pensar de jeito nenhum.(Ex: Preciso que você vá àpé até a cidade.- Póde Erguê que eu vó!!!)

Gorfá - Vomitar. (Ex: Acho que bebi demais, vou Gorfá!!!)

Quaiá o Bico- Dar muita risada. (Ex: O pião tomou um Capote e eu quaiei o bico!!!)

Vó chegano- Ao contrario do que parece é utilizado quando você vai embora, esta saindo (Ex: Bom pessoal a festa tá boa mas, vó chegando!!)

Reganhera - Estado letárgico que geralmente ocorre logo após o almoço, moleza, soneira. (Ex:Comi três pratos de feijoada e me deu uma Reganhera daquelas!!!)

Furdunço - Confusão, normalmente relacionada a festas ( Ex: Tava lá na festa e de repente começou uma briga.. foi o maior Furdunço!)

Fianco - Palavra utilizada para identificar uma ação que não ficou em linha reta. (Ex: Ela foi estacionar o carro e ficou de fianco.)

Vai rendê - Vai dar certo, algo que vai funcionar. (Ex: Hoje eu vou no baile, vai rendê!!)

Carçá - Palavra que indica comer alguma coisa para matar a fome.(Ex: Vó carçá o estomago, antes de sair pra balada!!)

Erguida - Levar uma bronca. (Ex: Quebrei o prato e tomei a maior erguida da mãe!!!)

Pial - O mesmo que Erguida, uma bronca, chamar a atenção de alguém.( Ex: O Zé chegou as 3:00 hs de pé melado e tomou o maior pial da patroa.)

Dormiu - tudo aquilo que se encaixa perfeitamente. (Ex: O guarda-roupa que ganhei dormiu na parede do quarto .)

Posá - Dormir em algum lugar.(Ex: Posso posá hoje aqui?? )

Espeloteada(o)- Pessoa elétrica que tem temperamento forte, birrenta. (Ex:Essa menina é muito Espeloteada!!!!)

Capote - Cair, escorregar, tombo, queda. (Ex: O Cara fez a curva e tomou o maior Capote!!!)

Trincar o cóco - Tomar todas , beber até cair. (Ex: Hoje eu vou no bar e só saio quando trincar o cóco!!!)

Melá o pé - O mesmo que trincar o cóco. (Ex: O marido da Mariquinha méla o pé todo dia no Bar !!!)

Bissurdo - Absurdo, inaceitável, incrível. (Ex: Essa coisa de sequestro é um bissurdo!!!)

Fiótão - Pessoa menos preparada, sem experiência, meio bobo. (Ex: Olha lá a besteira que ele fez !!! Só podia ser Fiótão mesmo.)

Muquiado - Ficar escondido no canto, na espreita. (Ex: O João fica muquiado a noite toda pra pegar a mulher dele no flagrante!)

Orná - Que combina, fica bom com algo mais.(Ex: Vou comprar essas Rodas aro 17" !! Vai orná na pick-up )

Chovendinho - Dia ou noite com chuva fraca, quase uma garoa. (Ex.: O cara tomou o capote porque tava Chovendinho !!!)

Pior que é - É isso mesmo, concordar plenamente.(Ex: Eu acho que o João é frutinha. Pior que é !!!!)

Frutinha - Rapaz delicado que não demonstra sua masculinidade (Ex: Olha só !!! Andando desse jeito só pode ser Frutinha !!!)

Euem - Não vai fazer, participar ou falar algo. (Ex: Você foi no velório ontem !!! - Euem tá louco!!!)

Bico ¹ - Cara meio atrapalhado, pessoa que faz besteiras frequentemente.(Ex: Aí o Bico foi lá e tomou o maior fora da garota !!!!)

Bico ² - Olhar, avaliar. (Ex: Dá um bico se essa peça tá ok.)

Bicão- aquele que não foi convidado (Ex: Quem é aquele cara de camisa laranja e rosa, boné verde e vermelho? Acho que veio de bicão na festa)

Forfé- Bagunça , agitação. (Ex: Fui no baile e tava o maior Forfé!!! )

Namorandinho - Estar com alguém, namorar firme. (Ex: O Fábio está namorandinho a Joana!!!)

Sartei de Banda - Deixar de fazer algo (Ex: Você foi ajudar a encher a laje na casa do João ? - Eu em! Sartei de banda !!)

Viró um Rebosteio - Termo utilizado quando tudo dá errado. (Ex: Eu tava na marginal e a água do rio começou a subir e eu tentei sair e não deu, Viró um Rebosteio !!!!)

Fervo - Local agitado , festança legal. (Ex: E aí, vamos no Fervo hoje na casa do Manezinho ??!!)

Oreia Sêca - Utilizado para designar uma pessoa ignorante, simplório. (Ex: Esse é um Oreia Sêca mesmo, não tem jeito !!!!)

Samiá - O mesmo que semear, espalhar algo. ( Ex: O Zé foi no quintal Samiá o milho.)

Revertério - Define mal estar, estar passando mal. (Ex: Comi aquela maionese e me deu o maior Revertério !!!)

Morgá - Não fazer nada, ficar paradão como um lagarto no sol. (Ex.:Hoje não tó afim de fazer nada, vou Morgá o dia todo .)

Lagartea - O mesmo que Morgá .

Zé Ruela - Pessoa que só faz besteira. (Ex: Esse cara é um Zé ruela mesmo, dá uma olhada na besteria que ele fez!!!)

Pórva - Pessoa ou coisa que não presta, que não tem qualidade. (Ex: Comprei uma calça jeans marca Pórva mesmo .)

Páia - Tem duplo significado, pode ser o mesmo que Pórva e também pode ser mentira . (Ex.: Esse cara só conta Páia , não acredite nele !!)

Páiero - É o mentiroso .

Tropinha - O mesmo que gangue, bando, galera.(Ex: Vamos reuniar a Tropinha pra pegar ele depois da aula!!!)

Dar uns Péga - O mesmo que ficar ou tirar um sarro, ficar com alguém. (Ex: Hoje vou Dar uns pega na Maria depois da missa !!!)

Paroqueada - Conversa mole, papo-furado, conversa sem interesse. (Ex: Ah!! o Mané fica no bar a tarde toda só na Paroqueada com os outros.)

Estorvo - Tudo que atrapalha, inclusive pessoas que atrapalham. (Ex: Aquele Bico é um Estorvo !!!!)

Manguaça Véia - Expressão utilizada normalmente quando um indivíduo Sofre uma queda ou um tropeção por qualquer motivo. (Ex: Eh!! Caiu de Novo Manguaça Véia !!!!)

Saír vazado - Atitude de todo bundão que apronta alguma e depois dá cagada. (Ex: O dono do carro tá vindo aí, sai vazado !!!)

Treta - Expressão usada quando o indivíduo arruma confusão.(Ex: Passei uma conversa naquela menina e namorado dela ficou sabendo, deu a maior treta.)

Furar o Zóio - Enganar, tirar vantagem ( Ex: O Túlio vai me vender um módulo por 300 reais, será que está furando meu zóio?)

Migué - Às vezes substitui a palavra "xaveco". (Ex: Aquela tava difícil,tive que jogar a maior migué nela pra conseguir o que queria.)

Azesquerda ou Asdereita - Termos utilizados normalmente para definir direções a serem tomadas em algum caminho. (Ex: Você então vira Azesquerda e depois Asdereita e segue em frente.)

Catando Coquinho - Termo utilizado em uma situação em que a pessoa quase cai e consegue se levantar. (Ex: Aquele carinha, tomou um tranco do Tonhão e saiu catando coquinho.)

Nervo - Termo utilizado quando a pessoa está irritada ou nervosa com algo ou alguém. (Ex: Aquele Oreia sêca que trabalha comigo só faz besteira e eu tenho que consertar, isso me dá um Nervo!!!)

Vaidalá - Termo utilizado para informar que um caminho te levará onde você quer ir. (Ex: E se eu pegar a Rua Mascaranhas Camelo, vaidalá ??? - Ahh vaidalá tambem !!!)

Pare com isso - Termo utilizado largamente em todo tipo de conversa, expressa solicitação veemente. (Ex: Você é um gato sabia??!! Não fale isso, pare com isso !!!)

MÓ - Expressão designativa de grandeza/ intensidade.= Muito. (Ex: O clube que nóis fomos ontem é "mó" legal !!)

Subir lá em cima / Descer lá em baixo - Reforço de afirmação. Pra Garantir que a pessoa realmente suba pra cima e não para baixo, ou desça pra baixo e não para cima. (Ex: Eu subi lá em cima prá pegar as caixas e depois eu tive de descer tudo lá em baixo !!!)

Putaquelamerda - Expressão de espanto. Susto. (Ex: Putaquelamerda, que susto ! )

Viela - Expressão comum usada em afirmações. (Ex.: Eu viela hoje .)

Ceroto - Sujeira do nariz. (Ex: Menino !!! pare de tirar ceroto do nariz!!!)

Piririca - Aquela sujeira escura que fica nas dobras da pele dos seus filhos, depois de brincarem o dia todo na rua. O mais famoso é o cordão do pescoço.(Ex:Vá tomar banho menino !! Olhe só , você está cheio de piririca !!!)

Atarantado (a) - Estar ou deixar alguém nervoso. (Ex: Aquele moleque deixa a mãe dele atarantada !!!)

Arriá uma massa - ir ao banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas. (Ex: Cadê o André ? Ele tá no banheiro, deve tá arriando uma massa!!)

Bufa - Palavra que identifica o ato de exalar gazes. (Ex: Humm que cheiro é esse? Alguém soltou uma Bufa aqui !!!)

Gaitiá - Palavra utilizada para definir quando alguém muda de voz durante uma conversa (Ex: Xééé, o Ronaldo tava falando no telefone e deu umas gaitiadas !!!)

Diapé - Palavra que identifica uma forma de se locomover. (Ex: Você vai de carro ou Diapé ?)

Dordeperna - Expressão utilizada para identificar dores nas pernas. (Ex: Ontem fui trabalhar Diapé e hoje tó com muita Dordeperna ).

Embruião - Designa aquele que não é confiável, também aquele que não gosta de trabalhar (Ex: O Chico tá desempregado de novo! Também é um baita Embruião ! )

Gambé ou Os home - Pseudónimo dado aos policiais. (Ex: Ihh sujou, os gambés! ou "Olha a barcona, os home...os home")

Barcona- Viatura da polícia. (Ex.: Acima)

Guéla -Duas situações, fofoqueiro ou falastrão. (Ex.: OLha rapaz, você fica falando pra todo mundo, pare de dar guéla )

Truta forte - Amigo, parceiro. ( Aê, esse aí é truta forte)

6V -Ato de fazer a devolução de algo emprestado.( Raimundinho, esse baguio é 6V... vai, volta, voando, viu...viado, veio ).

Baguio - objeto (Ex: acima)

Castelá - olhar (Ex: Castele, castele aquela mina; é uma petequinha)

Petequinha - garota bonita (Ex: acima)

Desacorçoado - enjoado, desanimado (Ex: Pó meu, tó desacorçoado com esse cara, ele é o maior por fora)

Por fora - chato, inconveniente (Ex. acima)

Carcada, chamada, pito - chingo, chamar a atenção. (Ex: Nossa, tomei um pito da professora - Tomei uma chamada do guarda)

Piabada, chacoalhada, vareio - perdeu feio ( há há, seu time tomou uma piabada ontem)

Ceva -dois sentidos: cerveja, cortejar uma garota. (Ex: E aí, vamos No boteco tomar uma ceva? - Hei, o Adamastor está cevando aquela mina, será que ele vai pegar?)

Mio - mancada, pisou na bola (O marquinho foi na lanchonete, ficou bêbado e deu o maior mio )

Bichera-má qualidade, ruim (O que você está pagando com essa bike? Essa bicheira!)

Pagano - se mostrando, se aparecendo (Ex. acima)

Nervoso - potente (Ex: O Jabá colocou um motor novo no carro dele, o carro ficou nervoso!!!)

Serrote ou segueta - pidonho, aproveitador (Ex: Tava na boa na padaria comendo um lanche, daí chegou o Carlão e me pediu um pedaço, o cara é serrote, só serra!!!)

Bandera - vacilar, desatento ( Ex: O Raimundinho tá lá na esquina, fica dando bandeira)

Fio - se dirigindo a pessoa com certo nervosismo (Ex: Sai fora meu fio!)

Miúda - quieto, no lugar (Ex: O Pardal já tá começando ficar puto, vou ficar na miúda)

Puto - bravo (Ex.: acima)

Pegou de brabo - firme, pesado (Ex: O Maicon precisava terminar aquele trampo logo, pegou de brabo)

Trampo - trabalho, serviço.

Dois palito rapido (Ex: Vou buscar o violão, é dois palito)

Lagartão - aquele que faz serviço pesado, puxa saco. (Ex: Olha o Juarez, desde cedo carregando aqueles fardos de 50Kg, é um lagartão mesmo)

Bicão - aquele que não foi convidado (Ex: Quem é aquele cara de camisa laranja e rosa, boné verde e vermelho? Acho que veio de bicão na festa)

É o bicho - ótimo, de qualidade (Cara...veja o celular novo com càmera que comprei, é o ultimo lançamento, é o bicho)

Roça - encrencado ( Puts! Cobrei o Xandinho perto dos camaradas, agora ele quer tirar satisfações; tó na roça)

Nhaca - ressaca, mal disposto (Ex: Tomei todas ontem, hoje eu tó uma nhaca)

Tiozinho - pessoa mais velha, idoso, coroa (Ex: Não sei quem foi, eu vi aquele tiozinho mexendo no baguhio)

Vaza - dois sentidos: mancada, vacilo ou vai embora, retire-se Rapidamente (Ex: 1 - Dei uma cantada na mina do Marião, dei vaza, será que vou apanhar? 2 - Não sou macaco gordo, mas vou quebrar o galho de vocês, não vou lhes aplicar a multa, mas vaza daqui, sai vazado... vai....vaza, vaza...seus vagabundos!)


Obs.: Texto recebido de Osmar J. B. Ribeiro (F.M.).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui