Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Teoria da Consciência Mental -- 09/08/2001 - 17:07 (Bruno Rodrigo Cunha Rodrigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A consciência está ligada ao saber, ao pensar e ao sentir, ações típicas dos seres humanos. Mas e o que dizer então dos seres chamados “irracionais”, os animais? Será que eles realmente não raciocinam? Será que eles sabem, pensam ou sentem? Talvez não como nós, seres humanos, mas eles têm essa capacidade sim. Porém, existe uma diferença muito grande entre nós e eles. Talvez fosse melhor chamá-los de “inconscientes” ao invés de “irracionais”, não de inconsciente ao pé da letra, mas um nível baixo de consciência. Mas o que significa nível de consciência?
Chegue bem perto de um animal doméstico, um papagaio numa gaiola, por exemplo. Se você colocar seu dedo perto da gaiola ele irá estender a pata para tentar agarrar seu dedo. Talvez nem todos os papagaios o façam, mas essa é uma reação comum, que serve como exemplo. O animal não raciocinou ou pensou nada do tipo “Vou tentar pegar o dedo dele...” ele simplesmente reagiu a um estímulo, de forma consciente.
Imagine-se no lugar dele, ou melhor, antes disso tente se lembrar de alguma situação onde você agiu sem o comando de um pensamento, como quando alguém joga algo em sua direção sem que você perceba e quando você se dá conta do que está acontecendo, o objeto já está vindo em sua direção, você agarra-o instintivamente, não dá tempo de pensar “vai cair!”, você simplesmente age. Chamemos isso de um ato “inconsciente”, ou seja, sem a participação da consciência. Não que você não tenho consciência do que fez, mas agiu sem pensar na situação.
Agora voltemos finalmente ao papagaio, imagine que você é ele, e quando alguém coloca o dedo perto, você tenta agarra-lo com sua pata. Compare essa situação com a do parágrafo anterior. Imagine que todas as ações feitas pelo papagaio durante o seu dia são feitas dessa maneira. Talvez esse não seja um bom exemplo, mas foi o que eu achei para tentar explicar da melhor forma a consciência de um ser “irracional”, ou o seu baixo nível de consciência.

Voltemo-nos agora para algo mais importante que a consciência dos animais, pois esse tema serviu apenas como instrumento para introduzir o que eu quero realmente que seja entendido: a consciência dos seres humanos.
Existe uma diferença muito grande entre o nível de consciência dos animais e o nível de consciência do homem. Mas entre o homem também existem consciências de diferentes níveis.

A capacidade de reagir a estímulos é, na minha opinião, a característica principal que determina um ser vivo, desde o mais primitivo até o ser humano. Sendo o ser humano dotado de uma consciência muito complexa em relação aos demais seres da Terra, suas reações a estímulos são igualmente complexas, podendo ser a razão das diferenças de níveis de consciência do homem. Ou isso pode também ser determinado por questões que estão além da vida, questões espirituais. Pessoas podem ser expostas aos mesmos estímulos e ter reações diferentes, ou podem não receber os estímulos necessários para o desenvolver de sua consciência. Há pessoas que se parecem com animais, no que diz respeito ao raciocínio, sem exageros, afinal, o homem é um animal, é um ser vivo e tem a energia da vida comum a todos os seres que reagem a estímulos.

Talvez seja difícil entender tudo isso. Ou talvez seja fácil. Ou talvez você já entendesse tudo isso antes de ler isto. Talvez isso dependa do seu nível de consciência. Talvez você não tivesse até agora um estímulo para refletir sobre isso. Ou talvez já tenha tido. E será que o nosso nível de consciência é realmente grande? Será que não existem seres com níveis de consciência tão elevados que nós perto deles somos como um papagaio para um homem?
Este é o seu estímulo para refletir sobre isso, e para refletir também sobre a idéia de elevar o seu nível de consciência, para poder entender muito mais do que você ou eu entendemos hoje, e para possivelmente tornar o mundo um lugar melhor para se conviver.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui