Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Caetano Levará o Oscar! Ou não!”;Acho que os americanos semp -- 13/03/2003 - 02:39 (Luciane Makkário) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VIOLÊNCIA FEMININA







Pesquisas e muitas dúvidas transformadas num enorme questionário se fazem em torno de um assunto que já gera polêmicas: -O que esta levando a sociedade a presenciar diariamente o aumento do índice dos crimes familiares?



As leis do homem somadas a lei de Deus, parecem inaudíveis diante de um aparato nada convencional aonde os valores familiares e morais, transforma-se em meros exemplares aniquilados. Não podemos enaltecer tais atrocidades, nem permitir que estes desleixos de caráter sirvam de referencial para aqueles que acreditam em impunidade, pois esta às claras a realidade e a violência esta ganhando proporções inovadoras mudando de cor e de endereço. Desenvolver um trabalho de pesquisas e repassa-lo em formato de um livro contando casos aonde mulheres são protagonistas de histórias de pânico e terror não é apenas o objetivo de Presídio de Mulheres, obra literária escrita em co-autoria que estuda, se empenha e busca através de depoimentos e relatos entender e repassar o resultado final, tentando assim prestar uma contribuição á sociedade. Por conta de tanta violência doméstica, começa a se travar um outro perfil do medo que outrora assolava apenas as grandes cidades e os estabelecimentos que poderíamos chamar de “chamariz” e que agora se estende para a vida num todo.



Desde que o Mundo é mundo, guerrilhas se travavam de maneira vilipendiosa pelos mais fúteis motivos e a violência sempre existiu como um fator necessário para a corrobação de poder ora decorrentes de lutas religiosas, políticas enfim. Porém, em pleno século XXI, aonde podemos verificar que há muito passamos por um processo de mudanças que permitiram o resgate da dignidade, da expressão e da cidadania, não podemos ignorar que uma nova situação esta crescendo com elementos e atenuantes “perigosos” pois diante de nós as cortinas se abrem e o cenário torna-se assustador.



A mulher sendo fruto de sociedades conservadoras e mentalidades retrógradas, via-se cada vez mais acuada, inexplorado seus potenciais e reduzido seus atos as necessárias prendas e afazeres domésticos, pouco era mencionada e dificilmente reconhecia-se seus méritos...Passados os anos, veio a MULHER a ser cada vez mais reconhecida por sua competência e desempenho, porém, esta conquista não alcançou á todas e algumas, sem condições nem esclarecimentos, desconhecendo seus direitos tornaram-se cada vez mais objetos de agressões constantes por seus companheiros.



Muitos casos se deram e ainda se dão, em que a mulher, por não mais suportar a convivência de opressão no lar, ou em um ato de legítima defesa, acaba pondo basta nesta trágica situação, cometendo o delito de homicídio doloso, ou até mesmo tendo por objetivo conseguir uma estabilidade financeira para criar seus filhos, se arrisca e mergulha num Universo que foge dos padrões da sociedade. Ou seja, mergulham no mundo do crime acreditando ser esta a opção mais accessível para a cura de seus males.



Este é um dos grandes motivos que podem estar levando muitas mulheres ao ingresso do ilícito.







Essa entrada feminina no mundo do crime-contrária à própria natureza do gênero que é a de gerar vida - é uma verdadeira perda de valores. Elas geralmente têm um histórico que envolve a violência doméstica, associada à dificuldade financeira e valores morais muito frágeis. Com o crime, fatalmente uma mulher causa sérios



danos à família e, principalmente, aos filhos. E esses, muitas vezes, acabam seguindo os passos da mãe. "Nós queremos fazer um alerta aos jovens e aos pais, para que prestem atenção às suas famílias, porque os índices DAS MULHERES envolvidas com bandos e quadrilhas e o numerário das mulheres em cárceres estão aumentando. Sendo que a faixa etária está diminuindo, e isso se dá não apenas para as meninas"...



E chamamos também á atenção das autoridades e do Poder Judiciário, para que violência contra a mulher seja cerceada com maior rigor. Para que vítimas, não passem a ser réus.



LUCIANE MAKKARIO E ELIZABETH MISCIASCI: AUTORAS DA OBRA LITERÁRIA eBook: PRESÍDIO DE MULHERES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui