Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6197)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Compromisso com o poder desde 1900 -- 08/12/2007 - 12:20 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Compromisso com o poder desde 1900

Fernando Zocca

O Diário de Tupinambicas das Linhas, na opinião de muita gente, não passava de um jornaleco nojento, adulão, porta-voz de Jarbas o mocréico, corrupto, e da seita maligna-do-pavão-muito-bem-louco.
A quadrilha que dilapidava o dinheiro público, mantinha na sua agenda de pagamentos, a diretoria toda do pasquim escova-botas. Tudo na empresa funcionava com o dinheiro da comunidade.
Em troca, é claro, o periódico chaleira tinha o compromisso de se manter alinhado com as idéias, preconceitos e juízos de valor do partido injusto.
Os conceitos autoritários, retrógrados, antiquados e ultrapassados eram divulgados como se atuais fossem. A noção da chegada de novas técnicas e obsolescência do periódico lambe-cu era obscura, e se em algum momento se aclarasse, prontamente era negada como no mecanismo psicológico de defesa.
Esse esquema todo tinha por objetivo a manutenção daquele grupo de pessoas no poder, junto à opulência vicejante, nos entornos dos cofres abarrotados de dinheiro acumulado com os impostos.
Se houvesse uma frase justificadora das atitudes dos integrantes da súcia aboletada no poder seria essa: "trabalhando para garantir o uísque dos netos".
Não era á toa que o fuinho bigodudo completaria vinte anos de mamadura da seiva ascendente coletiva. Eles tinham que se arrumar na vida de algum jeito, de alguma forma. E não houvera outra melhor, percebia-se muito bem, do que essa de político.
O descaso, a negligência e os erros cometidos com as coisas públicas eram logo concertados (ou tentavam concertar) inventando resoluções e leis feitas de afogadilho.
Aos prefeitos e vereadores presos por corrupção não bastava somente a execração pública, mas era premente a devolução do produto do crime.
Os bons costumes, a moral e as leis exigiam dos demais integrantes, dos poderes constituídos, a execução das penas impostas aos infratores, sob ameaça de verem sem valimento e desnecessárias as tais instituições julgadoras.
Afinal pra que tanta lei, tanto código, tanta jurisprudência e tanta doutrina se contra os depravados vigorava a impunidade?
Muitos pensavam ser ainda cedo para crerem na tese de que o Judiciário fosse semelhante às teias de aranha, que detinham os insetos pequenos, mas eram rompidas pelas aves bicudas.
Mas... até quando?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui