Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Corintianos e chavistas -- 10/12/2007 - 11:50 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CORINTIANOS E CHAVISTAS

Percival Puggina

Zero Hora, 09/12/2007

O Corinthians venceu apenas 10 das 38 partidas que disputou no campeonato brasileiro. Das 20 equipes que participaram só o América RN teve um ataque mais inepto. No último domingo, o time de Nelsinho Batista entrou em campo para um jogo decisivo contra o Grêmio e, em coisa de um minuto, o goleiro paulista já estava recolhendo a bola no fundo das suas redes. Durante os sete meses da disputa, os torcedores da Fiel, sem refresco algum, tiveram que encarar seu clube na zona de rebaixamento ou bem próximo dela. No entanto, para alguns corintianos ouvidos ao longo desta lacrimosa semana, o responsável pela queda do clube para a Série B foi o Inter. Queriam que o nosso Colorado fizesse pelo Corinthians aquilo que o Corinthians não fez por si mesmo.

Isto quanto aos corintianos que nos inculpam. E os chavistas? Eu não diria que hoje existem mais deles no Brasil do que na Venezuela, mas, começo a crer que os daqui são mais chavistas do que os de lá. Os nossos são realmente fanáticos! Os da Venezuela sabem que as liberdades públicas estão contidas, que Caracas se tornou a segunda capital mais violenta da América e que as inversões estrangeiras caíram a menos de 10% do que eram antes de Chávez. Reconhecem que o chefe é um tipo medio fanfarrón, e que seu país, com uma inflação de 4,4% em novembro, tem o maior descontrole monetário do continente. Sabem que a economia venezuelana só se sustenta graças ao petróleo, que estava cotado a US$ 10/barril quando Chávez assumiu em 1999, e hoje beira os US$ 100/barril. E constatam que, apesar dessa montanha de dinheiro adicionada aos cofres nacionais, as prateleiras dos supermercados estão vazias, faltando produtos tão essenciais ao consumo quanto leite e arroz. Aliás, o socialismo bolivariano, à semelhança do que se observa no regime cubano, já começa a comprovar que, por uma dessas coisas que sequer Freud, Marx e Spencer juntos conseguem explicar, vaquinha comunista não dá leite.

O chavismo agrava minha tese segundo a qual a ideologia que o inspira não produz uma economia que se sustente, não exibe nenhum líder que, mesmo visto de longe, possa ser confundido com um estadista e não consegue gerar uma democracia. O que vem acontecendo na Venezuela mostra, adicionalmente, que, mesmo quando o comunismo se instala numa democracia que já esteja funcionando, uma de suas primeiras providências é acabar com ela.

Pois bem, Chávez foi derrotado por abandono dos chavistas venezuelanos. Mas os companheiros daqui são fiéis como os da Fiel. E, a exemplo das tentativas de inculpar o Internacional pelo fracasso do Corinthians, os chavistas brasileiros acusam a direita, os estudantes, a Igreja, os brancos e "os burgueses" pelo insucesso do tiranete em sua tentativa de se perpetuar no poder. Muito mais correto seria admitir que Chávez perdeu porque suas estratégias e ações foram percebidas como totalitárias e comunistas.

Para eles, malgrado a maneira como usam e abusam do vocábulo "republicano" quando se trata de afirmar valores próprios da democracia, tudo estaria tudo muito bem se Chávez tivesse vencido. Esquecem, no entanto, que a alternància no exercício do governo é característica essencial da república, que usam em forma adjetiva, sem respeito ao que lhe é realmente substantivo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui