Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Será o presidente transgênico? -- 15/03/2003 - 18:17 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Será o presidente transgênico?

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Quando falamos em fome no mundo, automaticamente nos remetemos à produção agrícola e a transgenia dos alimentos vira foco das atenções. José Bové, no primeiro Fórum Mundial, invadiu e destruiu lavouras transgênicas no interior do Rio Grande do Sul e colocou os produtos geneticamente modificados nos noticiários. O cultivo de lavouras transgênicas é motivo de grandes polêmicas e dúvidas entre os agricultores e consumidores em geral. Uma das características desses cultivos é que não possuem inço, sendo esse um motivo econômico para sua aceitação entre agricultores.

Embora proibida no país, estima-se que boa parte da atual safra gaúcha seja proveniente de lavouras com sementes geneticamente modificadas. Saliente-se que as leveduras que compõem os iogurtes e as cervejas provém de processos transgênicos. O certo é que ainda não temos conhecimento das reais conseqüências para o ser humano e para o meio ambiente o consumo e o cultivo desses alimentos. Certamente, num futuro próximo teremos as respostas acerca dos possíveis riscos e benefícios dos produtos transgênicos para consumo humano. Atualmente, a precaução torna-se necessária.

E quando transpomos a transgenia para a política? Como será um político geneticamente modificado? Pela ótica dos inços seria um benefício à política. Seria quase utópica uma política sem essas “ervas daninhas”. Mas continuaríamos com político geneticamente modificado e também não saberíamos das reais conseqüências para o povo.

Quando leio sobre as sementes geneticamente modificadas fico imaginando se o Palácio do Planalto também tem o poder de modificar o gene político. Será essa transgenia política privilégio de quem ocupa o Palácio do Planalto?

Senão vejamos, há oito anos FHC espalmou a mão e pediu que esquecêssemos tudo que tinha escrito. – hoje, ironicamente, pretende voltar a escrever. Resta saber se nós leremos o ex-presidente, ou vamos continuar esquecendo o que ele ainda não escreveu.

Lula ao assumir gerou uma grande expectativa – que ainda permanece – na sociedade, principalmente com o programa Fome Zero. Entretanto, é na área econômica que a autocrítica petista será mais cruel. Percebe-se uma inclinação para a mesma política econômica de FHC. Àquela dos juros altos, que nós “amávamos” tanto. Aí o gene modificado se manifesta na economia. Quando o FMI e o Banco Mundial elogiam a política do atual governo... Fico desconfiado. Sendo bom pra eles, será bom para os brasileiros?

As reformas virão, mas com qual tamanho e direção? O povo mais sofrido, o mais calejado, o mais necessitado, será o mais beneficiado com essas reformas? Esperamos que sim.

Se o presidente está geneticamente ou politicamente modificado, imagino que seja a política transfigurada em sua essência. Uma prática política moderna sem os vícios e desmandos que foram correntes em outros momentos da vida brasileira.





Leia as crônicas.



Os agachados



Óbvio lulante! Ou seria a revolução socialista?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui