Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62242 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5439)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6196)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Os matusquelas e os segredos -- 02/01/2008 - 16:40 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os matusquelas e os segredos

Fernando Zocca

Aqueles olhos fixos, imóveis, que se destacavam na face pálida, sem expressão, adornada por aros antigos de óculos supridores, não poderiam indicar outro fenómeno que não fosse o início de doença grave.
O nariz empinado sobre os fluxos de vapores menosprezadores, denotavam a soberba, a auto-estima exacerbada pela certeza dos bons conceitos que tinha de si mesma.
A figura era um poço que se auto valorava, percebendo só haver algo diverso do comum, quando notava que seus olhos não piscavam, que seu rosto tornava-se a cada dia mais inexpressivo e rígido.
Aquele homem que a acompanhava tinha a cara rubificada e a sisudez aparente, na verdade não poderia ser outra coisa que o endurecimento facial que se pronunciava.
Histeria, loucura incontida, alheação, sensação de poder e certeza que o ser rebaixado era mesmo merecedor do desprezo, compunham, certamente, a personalidade daqueles seres impulsivos.
Matusquelas pensam ser poderosos quando julgam saber de supostos segredos de alguém. Matusquelas que se julgam invulneráveis destemem o destino adverso, a virada da sorte, por ingenuidade ou ignorància.
A soberba sobrepõe-se e, ameaças veladas tipo "Deixa estar jacaré, a lagoa há de secar", emergem dessas almas perseguidas, que temerosas pelas faltas cometidas, vêem-se ansiosas por não conseguirem obter os resultados desejados do mal que praticam.
A comunidade, viciada com as idéias obscuras, que servem também para a manutenção dos safados no poder, é incapaz de impedir o seguimento das atitudes maldosas.
Os tolos recebem maldades e procuram fazer também malvadezas, num mecanismo infantil de compensação, de passar adiante a perversidade sofrida.
Mentes sugestionáveis, impressionáveis, mal formadas e informadas, ressentidas, reforçam as esperanças dos que manipulam a ingenuidade, e a crendice popular. Numa comunidade opressiva, onde está o equilíbrio, a equidade e a justiça?
Os singelos são conduzidos pelos danados, mais pela simplicidade daqueles do que pela esperteza destes. Os "espertos", na verdade, são fracos, medíocres e não conseguem ver a prevalência das suas opiniões se não ludibriarem.
Os "espertos" não conseguem agir praticando suas espertezas se não tiverem o concurso de mais alguém. Essa gente sozinha é impotente para o mal. Esse tipo só se destaca na perversidade em companhia de alguém.
Na verdade a tensão que se forma no grupo reunido é que pode levar às atitudes agressivas contra vítimas externas.
Eu não creio que essas seitas tenham a capacidade para evangelizar os que as procuram. Não creio que possam incutir, no coração dessa gente ruim, o princípio cristão, os princípios do cristianismo.
O que me dá essa certeza toda é a observação dos fatos, das ocorrências. As pessoas que buscam nas seitas, ditas espirituais, não conseguem absorver os ensinamentos de Jesus Cristo e geralmente não se deitam sem antes terem feito o mal a alguém. É o que se vê, é o que se observa, e é o que tenho dito.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui