Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A ARTE DE VIVER -- 03/01/2008 - 02:00 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A ARTE DE VIVER
Crónica
João Ferreira
2 de janeiro de 2008

A matéria da crónica de hoje é de conhecimento e de reflexão. Uma reflexão sobre os valores fundamentais da vida ensinados por um famoso mestre clássico da Roma Antiga.A Editora Sextante do Rio de Janeiro publicou em 2006 uma gostosa edição de "A Arte de viver" do filósofo e pensador romano Epitecto. Diz-se dessa obra que é "um manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria". Na verdade, tem tudo para sê-lo.
O livro está colocado entre os títulos da coleção "auto-estima". A tradução é creditada a Maria Luíza Newlands da Silveira.
Diz-se que Epitecto acreditava que a meta principal da filosofia é a de ajudar as pessoas comuns a enfrentar positivamente os desafios da vida quotidiana. Deixou isso assinalado em seus ensinamentos morais. Sua meta era fazer conhecer aos outros seus pontos de vista que apontavam no sentido de se viver a melhor vida possível! Dentro dessa lógica e da coerência, suas sentenças tornaram-se uma enunciação básica dos principais valores da vida. Conhecer algumas dessas sentenças nos dará a percepção essencial dos ensinamentos de Epitecto. Vejamos algumas. Harmonize suas ações com a maneira como a vida é. Veja as coisas como elas são. Ocupe-se apenas do que você pode controlar. Saiba distinguir entre o que você pode controlar e o que você não pode controlar. Crie seu próprio mérito. Cuide daquilo que você tem, agora. A vida boa é a vida com serenidade interior. Adapte seus desejos à realidade. Pense em sua vida como se ela fosse um banquete em que você precisasse de se comportar com elegància. Desempenhe bem o papel que lhe foi dado. Acolha os ideais e as aspirações superiores que enobrecem sua vida. Caráter é mais importante que reputação.Preze a sua mente. Cuide bem da sua razão. Aferre-se ao seu propósito. Defina claramente a pessoa que você quer ser.Cuide da sua mente e de seu corpo.Excelência interior importa mais que aparência exterior. Chame as coisas pelos seus verdadeiros nomes. Comece a viver seus ideais.
Estes e outros princípios dão-nos a base teórica da "Arte de Viver" de Epitecto.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 1130 vezesFale com o autor