Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CARNAVAL COM ATITUDE -- 19/01/2008 - 21:39 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CARNAVAL COM ATITUDE
Crónica urbana
João Ferreira
19 de janeiro de 2008

-Este ano vou pular o Carnaval no Rio. Estou cheia de carnaval provinciano de interior. Desta vez quero um Carnaval com atitude, acrescentou.
Quem falava era Tininha. Estava no meio de amigos e acompanhada do cachorrinho Fusca Preto. Pelo tom das palavras, parece que estava disposta a ver no que dava esse tal de "Carnaval com atitude". Estava com o folheto de uma casa de roupas de cidade vizinha da capital. O folheto tomava como idéia-força de reclame da loja de roupas, o título de "Carnaval com atitude". Tininha aderiu. Estava vestida de blusa esporte vermelha e tão animada se mostrava que tinha até na mão uma buzina carnavalesca capaz de parar a conversa nos camarotes do sambódromo de Sapucaí.
Ao lado dela estava a Marcinha, uma colega bonitinha que acompanhava Tininha em todas as festas, fosse onde fosse. É por isso, que pelo lado dela, ouvia com gosto esta conversa insinuante de Tininha. E pelos vistos, íamos tê-la também sambando nos sambódromos cariocas num "Carnaval com atitude"...
Ouvindo a mocinha, estava uma roda de cavalheiros e moças. E a conversa se orientou sobre o reclame do tal folheto avivado pela intenção de Tininha de passar um "carnaval com atitude" no Rio.
-"Carnaval com atitude?" Me explica isso aí, pediu Fernando, um amigo de Tininha que frequentava um curso de Letras numa Faculdade do DF.
- É. Eu estava me perguntando a mim mesmo sobre isso, disse Chicão do Bairro. Esse negócio de "atitude" já virou expressão de massa, disse. Modismo puro. Dizem que esta carga "semàntica"veio dos Estados Unidos. Proveniente de alguma expressão de inglês norte-americano que se desdobrou, entre nós, em "atitude" carregada por algum residente ou turista tupiniquim que aportou aqui vindo das terras do Tio Sam. Dizem.
- Meu professor de linguística, acrescentou Chicão, deu uma versão filológica do termo, comentando o uso de massa da palavra "atitude".
-Fala, disse Fernando.
- Segundo esse professor, a palavra "atitude" significa apenas, segundo os melhores dicionários, um comportamento social. Uma posição frente às pessoas. Nada mais. O substantivo atitude significa só isso. Para ser qualificado precisa do respectivo adjetivo segundo a carga que se quer colocar na palavra "atitude". Aliás, pela etimologia, atitude tem ligação com a palavra latina actus, que significa ato, ação. E com "actitudo, inis", que já significa atitude, que é ação, comportamento, conduta, procedimento, postura etc. Os filólogos ainda terão de pesquisar em profundidade o aparecimento histórico da palavra no vocabulário de língua portuguesa. Para já, alguns autores falam da proveniência da palavra do francês (attitude)para o português. Outros falam do italiano (attitudine). Mas nada está definido ainda.
Na linguagem clássica de língua portuguesa quando se dizia "tomou uma atitude" era para significar a tomada de uma decisão enérgica para que uma situação insatisfatória pudesse tomar outros rumos.
Aplicando estes conhecimentos de sala de aula apresentados por Chicão do Bairro, Fernando, disparou.
- Oi, Tininha. Me diz aí o que é esse negócio de "Carnaval com atitude"!!! -Tininha riu e disse para Fernando:
-Você sabe melhor do que eu. Por que pergunta?
Fernando riu também e achou graça. Mas tinha dificuldade em digerir este tipo de "linguagem de massa", se impondo numa sociedade culta que teoricamente diz ter sua autonomia na condução da linguagem.

- Pode ser, mas esta aqui está invadindo mesmo ! É chique, usual, e tem em certas bocas um índice de aprovação como se tivesse ganho a medalha de ouro de palavra do ano!!!
-"Carnaval com atitude"??? Tudo bem.
Mas o que é mais?Um carnaval com atitude ou um carnaval legal, bacana, limpo, agradável, sem brigas e com poucas bebedeiras - um carnaval selado pelo nível de boa convivência, da boa educação?
Na idade média, sabe-se, não se falava de um "cavaleiro com atitude". Mas se sim de um cavaleiro que cumpria seu código de honra. Nos salões reais das cortes européias e brasileiras não se falava de "cavalheiros com atitude" e sim de cavalheiros com nobreza de caráter, honrados, educados, com a consciência de saber ocupar o lugar que lhes competia no ambiente da corte do rei. Todas as sociedades criaram um código de comportamento social. Não se pede aos cidadãos que perante esse código "tenham atitude". Mas se lhes pede que cumpram as etiquetas da boa convivência social.-Para definir os comportamentos, sempre a linguagem foi centrada sobre a qualidade do comportamento. As pessoas tinham que assumir seu comportamento com responsabilidade. Não se dizia "comportamento com atitude". E sim comportamento responsável, por exemplo. Atitude no fundo era todo o comportamento que ostentava uma maneira de ser. Uma maneira de ser que poderia ser positiva, negativa ou neutra. Esta evidência histórica da palavra deixa reticências com aspas numa expressão, que quer tornar-se uma linguagem de massa. "Atitude" tem um significado polivalente. Por isso, na expressão analisada, "carnaval com atitude" apesar do modismo massificante ainda não é, em si, um carnaval legal ...pois a atitude poderá ser satisfatória, excelente ou também insatisfatória. Pode ser até nula.
- Entendi, disse Tininha. É muito professor o meu amigo Fernando.Tem muita vocação para isso.
-Sabe o que mais? Com toda essa erudição vou até ao Rio pular um "Carnaval com atitude"...Morou??? Muda alguma coisa???
-Mudar, não muda, Tininha. Bom é que você tenha uma carnaval legal, agradável.
E já pode esperar.
-Na quarta-feira de cinzas vou te pegar no aeroporto e já sei que vou te fazer uma pergunta. Também já sei qual vai ser tua resposta. Risos...
-Então diz.
-Olha, Tininha, disse Fernando. Na hora em que você desembarcar e eu te for cumprimentar e perguntar "então como foi?", já sei de cor qual vai ser tua resposta:
-Ah foi muito legal, você vai dizer. Não vai me dizer, tenho disso a certeza, que "foi um carnaval com atitude"...risos...
Bem à brasileira, você vai dizer com muita naturalidade: oh! foi muito legal! Muito legal mesmo. Gostaria de repetir!!!

João Ferreira
19 de janeiro de 2008
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 674 vezesFale com o autor