Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Por meio salário mínimo -- 12/12/2007 - 13:12 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O tempo corria, aproximava-se o momento de me apresentar ao serviço militar. O patrão, porém me chamou: "Chiquinho, não se apresente. Estamos em outubro, deixe terminar o ano, então, você paga uma multa e tira sua carteira de reservista. Nós pagaremos a multa por você". Não cai nessa. Desobedeci. Provavelmente queria apenas deixar passar o Natal para me demitir e não correr o risco do empregado servir o Exército e a firma ter que pagar os encargos trabalhistas, férias, décimo terceiro e ainda garantir a vaga quando acontecesse a baixa.Apresentei-me no Quartel do Exército e no mesmo dia fui ao Ministério do Trabalho tirar minha carteira profissional. No dia seguinte me perguntaram se eu estava doente, pois nunca tinha faltado ao serviço. Mostrei minha carteira profissional ao italiano e respondi que não estava doente, faltei para me apresentar no quartel. Ele respondeu: "Não gostei de sua atitude e não sei que será feito de você". Mais tarde me chamou ao escritório.
- Chiquinho! Infelizmente, você cometeu um erro e a firma está lhe dispensando. Volte amanhã para receber seu saldo.
Fiquei pasmo. Esperava ser qualificado e ganhar o salário mínimo completo, pois atingira a maior idade e tinha documentos. Fui demitido, pedi desculpas aos colegas e ao patrão e me retirei. Cheguei triste em casa e dei conhecimento ao dono da pensão. "Não se preocupe, você é um menino bom, não vai lhe faltar emprego! "
Já era noite, quando Benedito, meu companheiro de quarto chegou. Ele trabalhava numa fábrica de cigarros e ganhava, grátis, um maço por dia. Como não fumava, passava o cigarro pra mim, que naquele tempo, fumava. Contei-lhe que estava desempregado, ele não se abalou. "Tenho um `bico´ na Folha da Manhã. Vou passar pra você". O `bico´ era meio salário, exatamente o que eu ganhava como menor na loja dos goglianos.

LIMA, Adalberto António de. SILVA, Francisco de Assis Lima Diassis. O Brasil nosso de cada dia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui