Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->SOB A BANDEIRA DA MEDICINA NATURAL -- 22/01/2008 - 21:09 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRÓCOLIS, UM ESCUDO CONTRA O ENFARTE

Extraído do jornal italiano "La Stampa" do dia 22 de janeiro de 2008, da seção "Benessere"/Medicina naturale.
Tradução: João Ferreira


O efeito protetor dos brócolis contra o tumor é já conhecido, especialmente contra o càncer de mama.
Mas agora foi feita uma nova pesquisa que amplia o raio benéfico dos brócolis. Os nutrientes presentes no vegetal, na verdade, teriam um efeito protetor sobre o próprio coração, mensurável e quantificável. Alguns pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, sustentam esta tese no Journal of Agricultural and food Chemistry depois de terem constado os surpreendentes efeitos deste vegetal sobre o coração de ratos.
Um grupo de roedores foi alimentado durante um mês com extrato de brócolis misturado com água, enquanto outro grupo não recebeu a mistura. No fim deste período, no coração dos ratinhos foi induzida uma isquemia, ou seja, foi simulado um enfarte mas nos animais que tinham sido alimentados com brócolis, o músculo cardíaco resistiu muito melhor ao sofrimento isquêmico. Conservou uma melhor capacidade de bombagem, a área do tecido danificada tornou-se menor, como foi menor o número das células mortas por apoptose.
Entre os benefícios conta-se o já conhecido efeito anti-tumoral. Durante o enfarte simulado, no miocárdio eram mais baixas as concentrações de substàncias tóxicas e mais elevadas as de compostos químicos conhecidos por terem um efeito cardioprotetor como são as proteínas tioredoxina e eme-oxigenase. Isto significaria segundo os americanos que o consumo de brócolis produz sinais de sobrevivência através da ativação de variadas proteínas que se traduzem num significativo efeito protetor em relação aos danos da isquemia. Um outro bom motivo para introduzir os brócolis na dieta pessoal alimentar é o de que eles contêm, entre outras substàncias, o selênio e glucosinolatos, em particular a glucorafanina e o sulforafano que se acredita ajudam a prevenir as doenças tumorais.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 892 vezesFale com o autor